Pular para o conteúdo principal

Bolo no palito

Esta fofura americana o Bolo no palito está conquistando seu espaço no Brasil a cada dia.De festas de casamento à chás de bebê eles proporcionam um charme extra encantando qualquer convidado. Agora você também vai poder encantar suas festas com o bolo de palito. Esta é uma massa leve de iogurte e açúcar mascavo, ingredientes que dão o toque especial na receita de bolo de palito. Normalmente é usada para fazer Whoopie Pie, mas na tentativa aconteceu o que eu costumo chamar de "acidente de percurso". O gás acabou, eu não vi e a massa se esparramou, mas o sabor ficou incrível!Seria Whoopie de Coração que se transformou em Cake Pop mais gostoso do que nunca! Vamos à receita.

Ingredientes para Bolo de palito


Massa
  • 60 gramas de cacau em pó (acima de 50% cacau)
  • 120 gramas de açúcar mascavo
  • 240 gramas farinha de trigo
  • 2 potes (de 170ml) de iogurte natural
  • 100 gramas de manteiga ou margarina sem sal derretida
  • 1 ovo inteiro
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)

Brigadeiro simples de Chocolate


  • 1 lata ou caixa de leite condensado
  • 1 colher rasa de manteiga ou margarina sem sal
  • 1 colher (sopa) cheia de Cacau em pó
  • 1 colher de leite em pó

Para glaçar

  • 300 gramas Cobertura de chocolate de sua preferência.
  • 50 palitos (pirulito, churrasco ou picolé)
  • Confeitos

SUPER DICA Eu usei a cobertura fracionada meio amargo da Harald. Além de muito gostosa o meio amargo é mais resistente ao calor que o ao leite.

Modo de preparo do bolo de palito


Prepare o brigadeiro de chocolate com ponto mais mole. Em fogo baixo, quando começar a ferver cozinhe sempre mexendo por mais ou menos 10 minutos e reserve. Unte a forma e reserve. 
Depois pré-aqueça o forno em aproximadamente 180º.

Bata em batedeira a manteiga ou margarina, o açúcar, o ovo e a essência de baunilha até a mistura ficar homogenia. 

Em outro recipiente peneire a farinha de trigo, o cacau e o bicarbonato de sódio e misture bem.
Adicione a mistura antes batida na batedeira e em seguida acrescente o iogurte. Com uma colher mexa bem, mas delicadamente.

Asse em forno baixo 180º à 220º aproximadamente por 30 minutos. Ele deve ficar assado sem crocância. O bom e velho teste do palito nunca falha, confie nele. 

 
Importante ambos precisam estar totalmente frios! Com as mãos esfarele o bolo, acrescente o brigadeiro de chocolate aos poucos para não perder o ponto.
  
Dica: Ele deve ficar como uma massinha de modelar, macio porém firme, se estiver trincando é porque ainda precisa de mais brigadeiro, se ficar mole demais irá perder sua forma redondinha e não se fixará no palito. 

   
Enrole da mesma forma como faz com outros docinhos e leve ao freezer por 20 minutos. Quanto ao tamanho aconselho à no máximo 30 gramas a unidade por causa do peso, quanto menos pesados mais estáveis no palito vão ficar. A receita renderá aproximadamente 50 unidades. Se usar o palito para churrasco corte suas pontas com a tesoura. Derreta a cobertura de chocolate em microondas ou banho maria.

    
SUPER DICA: Derreta a cobertura no microondas por 30 segundos e mexa. Leve por mais 30 segundos e mexa com vigor ajudando a distribuir o calor e a diluir o chocolate. Se ainda não derreteu por completo leve ao microondas por mais alguns segundos até chegar na temperatura ideal. Use o banho maria apenas para mantê-lo quente enquanto glaça os cake pops. Banhe a ponta do palito no chocolate e espete no doce. Faça com todos.



   
Em seguida banhe seus  pirulitos de bolo lindos no chocolate.
 

DICA: A imersão por muito tempo no chocolate quente pode deixá-lo mole e desprender do palito. Tente ser breve e delicada. Depois da imersão, enquanto escorre o excesso de chocolate, não segure o pirulito de ponta cabeça deixo-o escorrer na posição horizontal dando pequenas e sutis batidinhas no braço ou na mão que estiver segurando-o.


Use e abuse dos confeitos, para cada unidade personalizadas o bolo no palito e colora a cobertura de chocolate branco com corante em pasta para chocolate e faça cake pop nas cores que desejar.


   
 
Olha que mimo - Se quiser oferecer o bolo no palito aos seus convidados como lembrancinha envolva-o com saquinho de acetato e feche com fitinhas. Sirva os bolo no palito em bandeja, forminha ou faça um expositor bem lindo revestindo uma placa de isopor e espete-os. Se desejar existem expositores ou porta cake pops prontos. Saiba como vender seus doces.
 
Ótima ideia de fazer bolo no Palito não é? essa maravilhosa receita é do lindo blog Ma Chérie la Cuisine.
 
Bom Apetite 
Até a Próxima!!! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Tamanho correto das Formas

 Boa noite! Hoje vamos aprender qual o tamanho correto das formas pequena , media e grande . Sabe aquelas medidas que as receitas costumam pedir no final e você acaba chutando porque não sabe as medidas das formas corretas ? Por exemplo quando a receita pedi, coloque em uma forma retangular media , ou então coloque em uma forma pequena de furo no meio . Coloque em uma forma grande quadrada etc.Vamos aprender todas as medidas de formas , para você não ficar mais, chutando as medidas das formas . Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Méd