Como cozinhar e temperar Feijão

 temperar o feijão
Atire a primeira pedra quem nunca sentiu aquela vontade incontrolável de comer  arroz com feijão. Um casamento simples, fácil e feliz. A dupla é obrigatória no prato de quase todo brasileiro. E quem não gosta? Eu adoro. A minha esposa não gostava muito até o dia em que provou o meu feijão temperado do jeito mineiro. Cada um tem sua receita e o seu segredinho para fazer e temperar o feijão

O meu surgiu naturalmente e por persistência para buscar o mesmo gosto e tempero do feijão que a minha mãe faz. Uma inspiração de como fazer feijão no preparo da minha mãe, e um toque pessoal e pronto. Sou fã de cebola, alho, louro, sal e pimenta para temperar o feijão

Mais tem pessoas que gostam de usa sazon ou caldo de galinha para tempera feijão . Que graça tem fazer comida e não sentir o cheirinho do refogado de cebola e alho tomando conta da casa? Gosto de fazer feijão com linguiça e bacon pra acentuar o sabor e, depois da pressão, deixar o preparo apurando com o tempero até ficar bem suculento, com caldo grossinho. Delícia. Se vocês perderam a receita de como fazer uma feijoada vou deixa disponível aqui para vocês.
 



Ingredientes de Como fazer Feijão


  • 2 xícaras de feijão
  • 1 litro e 1/2 de água
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 4 folhas de louro
  • 1 linguiça calabresa cortada grosseiramente
  • 1 pedaço de bacon
  • Sal a gosto


Modo de preparo do Feijão

 

Como cozinhar feijão
Escolha o feijão - Derrame em cima de uma mesa e vá separando as pedrinhas e feijões estragados. Lave o feijão escolhido por umas três vezes: lava, escorre, lava, escorre, lava escorre e assim vai...
Encha a panela de pressão com 2,5 L de água e acrescente o feijão. Observe se não ultrapassou o limite indicado na panela. Se tiver passado, tire água até ficar na altura da linha.


 temperar feijão
Na panela de pressão, coloque o feijão, calabresa, bacon, louro e água. Leve ao fogo e deixe cozinhe por 50 minutos a partir do momento em que a panela começar a fazer aquele típico barulhinho, soltando vapor. Quando o feijão  acabar de cozinhar, deixe sair a pressão da panela antes de abrir e verifique se o grão de feijão está macio. 

Depois de cozido, você pode escolher se vai temperar todo feijão de uma vez ou não. Se for congelar o feijão, aconselho temperar quando for descongelar. Na hora de descongelar, tire a vasilha do freezer 1 hora antes e refogue o feijão em fogo alto, coloque óleo e o tempero antes de colocar o feijão na panela.

Agora vamos temperar o feijão! Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho e junte ao feijão acrescente o sal, cuidado para não deixar o feijão salgado, o bacon e a calabresa são salgados. Com a panela aberta, deixe ferver para apurar o sabor do feijão e engrossar o caldo.
Eu adoro um feijão bem suculento, com caldo grosso, mas se você preferir mais ralo não deixe ferver por tanto tempo depois de temperar com a cebola e o alho.  

Ontem foi dia de feijão aqui em casa. Para acompanhar, arroz branco e bisteca com limão, tema de nossa próxima conversa. Essa maravilhosa receita de como fazer feijão é do blog Casa de casado excelente blog com varias dicas e receitas de arroz, farofa e sobremesas para acompanha o seu feijão.



Bom Apetite
Até a Próxima!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo