Como fazer Bolo de Chocolate

Como fazer Bolo de Chocolate
Minhas primeiras referências de comida estão intimamente ligadas à minha vó. Minha mãe sempre trabalhou fora e eu ficava com a vó e, quase sempre, na cozinha, ajudando ela (atrapalhando). Quem não se lembra dos sabores da infância? Até hoje sinto o cheiro e o gosto da banana amassada com farinha de milho que minha vó me dava nos meus primeiros meses de vida.

Enquanto ela cozinhava, eu ensaiava meu futuro entre tigelas e colheres de pau, utensílios domésticos que se transformavam em brinquedos e me faziam acreditar que eu estava ajudando a vovó nos afazeres da cozinha. Fantasia de criança. 

Os anos passaram e conheci outras delícias da minha rainha quituteira. Brigadeiros, bolo de chocolate, bolinhos de chuva, bolinhos de carne, biscoitinhos de goiabada e panquecas,  fazem parte de minhas melhores lembranças da infância e adolescência. 

Minha vó fazia um bolo de chocolate que era uma tentação, até hoje faço varias receita de bolo de chocolate, para tentar chegar pelo menos perto do sabor que tinha o bolo de chocolate que ela fazia.
Minha vó sempre aparece em casa com um pratinho de bolo de chocolate e de delícias para animar festinhas, aniversários ou o almoço do final de semana. No último domingo, passamos a tarde juntos e fizemos duas receitas dela que eu simplesmente amo. Hoje, vamos  aprender como fazer um bolo de chocolate. A outra receita que falei que é de brigadeiro fica para uma próxima conversa.




Ingredientes para o Bolo de Chocolate



  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento




Modo de fazer bolo de chocolate


 

Essa receita de bolo de chocolate é o mais cremoso e saboroso que já comi na vida e o segredinho é sempre usar produtos de boa qualidade, faz toda diferença.
Na tigela da batedeira, coloque o açúcar e o chocolate em pó peneirados porque costuma ficar umas pelotinhas. Junte os ovos e o óleo, comece a bater em velocidade baixa para evitar sujeira. Depois de misturar bem os ingredientes do bolo de chocolate, aumente a velocidade e bata mais um pouco. Enquanto isso, passe a farinha pela peneira. 

Diminua a velocidade da batedeira e vá adicionando, alternadamente, a água e a farinha e bata até obter uma massa homogênea. Por último, coloque o fermento e apenas misture com o auxílio de um fouet, ou uma colher de pau. Despeje a mistura em uma forma de buraco untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos ou até que o palito saia limpo após o teste.

Em quanto o bolo está no forno assando, vamos fazer uma cobertura de ganache para o bolo de chocolate.



Ingredientes para cobertura do bolo de chocolate



- 100 gramas de chocolate (usei 50 gramas de chocolate belga ao leite e 50 gramas de Hershey's)
- 50 ml de leite integral



Modo de Fazer a cobertura de ganache


Como fazer Bolo de Chocolate
 Derreta o chocolate no micro ondas, parando a cada 30 segundos para não queimar, ou em banho-maria. Junte o leite morno e mexa bem até obter um creme liso. Você pode adicionar uma colher de chá de manteiga para garantir o brilho. E pronto e só colocar a cobertura de ganache em cima do bolo de chocolate e estará prontinho o seu Bolo.

 
Essa cobertura de ganache serve para recheios e coberturas de tortas e recheios de trufas. Faça e logo use em suas coberturas para depois levar a geladeira porque ele pode ficar consistente e dificultar o trabalho. Essa maravilhosa receita de como fazer bolo de chocolate e do lindo blog Casa de Casado, lá você vai encontrar receitas de bolo de chocolate simples de fazer, bolo de cenoura e muito mais. 

Está com dúvida?
Acompanhe o vídeo abaixo e prepare os ingredientes para fazer um delicioso bolo de chocolate!


 
Dicas da vovó: Faça alguns furinhos no bolo com um garfo e despeje a calda. Se quiser, pode enfeitar com granulado, raspas de chocolate ou morangos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo