Pular para o conteúdo principal

Como fazer Bolo de Chocolate

Como fazer Bolo de Chocolate
Minhas primeiras referências de comida estão intimamente ligadas à minha vó. Minha mãe sempre trabalhou fora e eu ficava com a vó e, quase sempre, na cozinha, ajudando ela (atrapalhando). Quem não se lembra dos sabores da infância? Até hoje sinto o cheiro e o gosto da banana amassada com farinha de milho que minha vó me dava nos meus primeiros meses de vida.

Enquanto ela cozinhava, eu ensaiava meu futuro entre tigelas e colheres de pau, utensílios domésticos que se transformavam em brinquedos e me faziam acreditar que eu estava ajudando a vovó nos afazeres da cozinha. Fantasia de criança. 

Os anos passaram e conheci outras delícias da minha rainha quituteira. Brigadeiros, bolo de chocolate, bolinhos de chuva, bolinhos de carne, biscoitinhos de goiabada e panquecas,  fazem parte de minhas melhores lembranças da infância e adolescência. 

Minha vó fazia um bolo de chocolate que era uma tentação, até hoje faço varias receita de bolo de chocolate, para tentar chegar pelo menos perto do sabor que tinha o bolo de chocolate que ela fazia.
Minha vó sempre aparece em casa com um pratinho de bolo de chocolate e de delícias para animar festinhas, aniversários ou o almoço do final de semana. No último domingo, passamos a tarde juntos e fizemos duas receitas dela que eu simplesmente amo. Hoje, vamos  aprender como fazer um bolo de chocolate. A outra receita que falei que é de brigadeiro fica para uma próxima conversa.




Ingredientes para o Bolo de Chocolate



  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento




Modo de fazer bolo de chocolate


 

Essa receita de bolo de chocolate é o mais cremoso e saboroso que já comi na vida e o segredinho é sempre usar produtos de boa qualidade, faz toda diferença.
Na tigela da batedeira, coloque o açúcar e o chocolate em pó peneirados porque costuma ficar umas pelotinhas. Junte os ovos e o óleo, comece a bater em velocidade baixa para evitar sujeira. Depois de misturar bem os ingredientes do bolo de chocolate, aumente a velocidade e bata mais um pouco. Enquanto isso, passe a farinha pela peneira. 

Diminua a velocidade da batedeira e vá adicionando, alternadamente, a água e a farinha e bata até obter uma massa homogênea. Por último, coloque o fermento e apenas misture com o auxílio de um fouet, ou uma colher de pau. Despeje a mistura em uma forma de buraco untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos ou até que o palito saia limpo após o teste.

Em quanto o bolo está no forno assando, vamos fazer uma cobertura de ganache para o bolo de chocolate.



Ingredientes para cobertura do bolo de chocolate



- 100 gramas de chocolate (usei 50 gramas de chocolate belga ao leite e 50 gramas de Hershey's)
- 50 ml de leite integral



Modo de Fazer a cobertura de ganache


Como fazer Bolo de Chocolate
 Derreta o chocolate no micro ondas, parando a cada 30 segundos para não queimar, ou em banho-maria. Junte o leite morno e mexa bem até obter um creme liso. Você pode adicionar uma colher de chá de manteiga para garantir o brilho. E pronto e só colocar a cobertura de ganache em cima do bolo de chocolate e estará prontinho o seu Bolo.

 
Essa cobertura de ganache serve para recheios e coberturas de tortas e recheios de trufas. Faça e logo use em suas coberturas para depois levar a geladeira porque ele pode ficar consistente e dificultar o trabalho. Essa maravilhosa receita de como fazer bolo de chocolate e do lindo blog Casa de Casado, lá você vai encontrar receitas de bolo de chocolate simples de fazer, bolo de cenoura e muito mais. 

Está com dúvida?
Acompanhe o vídeo abaixo e prepare os ingredientes para fazer um delicioso bolo de chocolate!


 
Dicas da vovó: Faça alguns furinhos no bolo com um garfo e despeje a calda. Se quiser, pode enfeitar com granulado, raspas de chocolate ou morangos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Tamanho correto das Formas

 Boa noite! Hoje vamos aprender qual o tamanho correto das formas pequena , media e grande . Sabe aquelas medidas que as receitas costumam pedir no final e você acaba chutando porque não sabe as medidas das formas corretas ? Por exemplo quando a receita pedi, coloque em uma forma retangular media , ou então coloque em uma forma pequena de furo no meio . Coloque em uma forma grande quadrada etc.Vamos aprender todas as medidas de formas , para você não ficar mais, chutando as medidas das formas . Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Méd