Pular para o conteúdo principal

Como fazer Brownie passo a passo

Como fazer Brownie passo a passo
Uma das minha sobremesas favoritas é brownie.Com sorvete, sem sorvete, com bastante calda de chocolate, sem nada. Enfim, amo de qualquer jeito! A receita de como fazer brownie passo a passo é super simples e é a sobremesa ideal para você fazer para as reunioezinhas de última hora ou de sobremesa para o almoço de domingo.

 

Ingredientes de Brownie


  • 1 barra (170gramas) de chocolate meio amargo
  • 120 gramas de  manteiga sem sal
  • 220 gramas (ou uma xícara de chá) de açúcar
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 3 ovos grandes
  • 95 gramas (ou 3/4 de xícara) de farinha de trigo
  • 1/4  de colher de chá de sal

Modo de preparo de Brownie


Modo de preparo de Brownie

Em banho maria derreta: 1 barra (170gramas) de chocolate meio amargo de boa qualidade e 120 gramas de  manteiga sem sal (ou seja um pouquinho mais da metade de uma barra de manteiga). Derreta até ficar um creme homogêneo e brilhoso.

Como fazer Brownie passo a passo

Ao creme, adicione 220 gramas (ou uma xícara de chá) de açúcar. Mexa bem com um fouet ou espátula. Faltou a foto mas aqui você também tem que acrescentar 2 colheres de sopa de cacau em pó. Eu gosto de usar cacau em pó mesmo porque é mais amargo e não tem açúcar. Quem preferir um gosto mais suave, pode acrescentar chocolate em pó (não achocolatado,ok?).


Como fazer Brownie passo a passo

  Acrescente uma colher de chá de essência de baunilha e misture.
 

Como fazer Brownie passo a passo

Com um fouet, incorpore 3 ovos grandes. Coloque um a um, mexendo bem a cada adição.
Aqui a massa já fica espessa e mais pesada.
O ideal é mexer à mão mesmo pois o brownie é um bolo com textura densa. Se usar batedeira, a massa incorpora ar e fica com uma textura totalmente diferente.

Acrescente 95 gramas (ou 3/4 de xícara) de farinha de trigo peneirada. Aqui acrescentei também  
1/4  de colher de chá de sal.Eu gosto de colocar pedaços de chocolate branco e pedaços de chocolate amargo (daqueles com mais de 70% de cacau) à massa pois eles dão um crocante especial ao brownie e um sabor bem interessante.
Outra boa opção é acrescentar pedaços de nozes. Na minha opinião, no máximo 70g de nozes picadas grosseiramente é mais que suficiente.


 Misture os pedaços à massa. O ponto final é esse. Uma massa bem  pesada e bem cheirosa por sinal.

Como fazer Brownie passo a passo

Cubra uma forma com papel manteiga. O ideal é usar uma forma quadrada e menor que essa, porém eu só tinha essa retangular disponível.
A massa de brownie não cresce então por isso ao usar uma forma quadrada pequena, os brownies ficam mais altos e mais bonitos.Coloque a massa na forma, esparrame com o auxílio de uma espátula.
O papel manteiga é essencial senão na hora de desinformar o brownie gruda na assadeira.

Asse em forno pré aquecido a 180º por cerca de 20 a 25 minutos.
O ponto do brownie é quando forma uma casquinha seca por cima, mas ao enfiar um palito, ele sai com pedaços úmidos. 




Como fazer Brownie passo a passo

 Faça o corte dos pedaços de brownie.. Como a minha forma era grande, tive que cortar pedaços mais largos. Mas é claro, que com uma forma menor, pedaços menores ficam bem mais bonitos.
Espere esfriar um pouco para retirar da forma. Com a ajuda de uma espátula vá retirando cada quadradinho.

Daí é só comer da maneira que você preferir! Eu adoro comer brownie quentinho sem nada, ou quentinho com sorvete, ou quentinho com sorvete e calda de chocolate, ou frio sem nada...mas isso eu já falei no começo do post então acho que deu pra entender que é bom de qualquer jeito,né? Essa maravilhosa receita de como fazer Brownie passo a passo é do lindo blog Cozinhar para ser Feliz  cheio de receitas de bolo no pote, lanches naturais, Brownie tudo receitas para você fazer e vender.



Bom Apetite
Até a Próxima!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Tamanho correto das Formas

 Boa noite! Hoje vamos aprender qual o tamanho correto das formas pequena , media e grande . Sabe aquelas medidas que as receitas costumam pedir no final e você acaba chutando porque não sabe as medidas das formas corretas ? Por exemplo quando a receita pedi, coloque em uma forma retangular media , ou então coloque em uma forma pequena de furo no meio . Coloque em uma forma grande quadrada etc.Vamos aprender todas as medidas de formas , para você não ficar mais, chutando as medidas das formas . Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Méd