Receita de Baião de dois

Como fazer Baião de dois
Antes de começar a receita de como fazer baião de dois, vamos aprendeu pouco de sua historia. Baião de dois é um prato típico da região do Nordeste do Brasil, oriundo do estado do Ceará. Também é bastante apreciado nos estados de Rondônia e do Acre. Combina com um preparado de arroz e feijão, de preferência o feijão verde ou feijão novo. É não pode faltar a carne-seca (charque).(Wikipedia)

Agora que vocês conheceram um pouco da historia desse prato maravilhoso o baião de dois, vamos aprender a receita de baião de dois. Encontrei esta receita no encarte que vem na Revista de receita da Ana Maria e tentei arriscar. O bom é que a primeira vista ele parece um pouco complicado mas, ao fazer, vi que é bem prático de fazer essa receita. O maior trabalho é abrir e fechar a panela de pressão (rs), mas garanto que o resultado é muito bom.

É claro que eu mudei algumas coisinhas (cozinhei o feijão na mesma água da carne seca, fritei o paio e a carne seca antes de colocar no feijão, cortei um pedaço do paio em rodelas), mas vou postar a receita do baião de dois original.



Ingredientes


500 gramas de feijão carioquinha
1 e 1/2 litro de água
3 colheres de sopa de óleo
1 cebola picada
2 dentes de alho (ou 1 colher sopa de alho de potinho)
2 tabletes de caldo de carne
2 xícaras (chá) de carne seca dessalgada, cozida e cortada em cubos
3 xícaras (chá) de arroz
1 paio cortado em cubos
sal e coentro picado a gosto
200 gramas de queijo coalho cortado em cubos


Modo de Preparo


Na panela de pressão, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Junte o feijão, os tabletes de carne e a água. Tampe a panela e, quando começar a pressão, coloque no fogo baixo por 10 minutos. Tire a pressão, abra a panela, misture a carne seca, o arroz e o paio. Tempere com o sal e tampe novamente. Leve ao fogo e cozinhe por cinco minutos depois que começar a pressão. Retire a pressão, junte o queijo, tampe de novo e reserve por cinco minutos. Polvilhe o coentro e sirva. Está prontinho o seu baião de dois.

Observe exatamente os tempos da receita, para que não queime os ingredientes. Essa maravilhosa receita fácil de fazer é do blog Eu na Cozinha.




Bom Apetite
Até a Próxima!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo