Receita de Bolinho de queijo

Um dia estava em casa sem ideia do que poderia cozinhar de janta para a família, a única coisa que eu sabia é que queria algo diferente, gostoso e rápido (como sempre né?). Então visitando meus livros e blogs favoritos de receitas, achei essa receita bem interessante da Joy the Baker. Dei uma modificada básica na receita de bolino de queijo assado original para adaptar para o meu gosto, por exemplo, não sou muito fã de queijo azul que ela usa nessa receita, e substitui por mozzarella e parmesão (apesar que eu vou sugerir que vocês façam com queijo provolone pois tem um sabor mais forte e fica XUXU!). E adicionei um pouco mais de tempero ao bolinho de queijo.


Olhando pelas fotos e a lista grande de ingredientes vocês vão achar que é super  complicado, mas prometo que é fácil. Não leva tanto tempo e fica uma delicia! Vai seguindo a receita enquanto tiver cozinhando que você vai terminar se vendo com um jantar gostoso e diferente.

 

Ingredientes para bolinho de queijo


 
  • 2 xícaras de farinha de trigo (mais um pouco para trabalhar com a massa do bolinho)
  • 2 colheres de sopa de fermento
  • uma pitada de açúcar
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 1/2 pimenta do reino
  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal (precisa estar gelada e cortada em cubinhos)
  • 2 xícaras de queijo provolone ralado (nas fotos eu utilizei mozzarella e parmesão, porém, mais tarde fiz uma versão com provolone que ficou melhor)
  • 2/3 copo de leite gelado
  • Queijo parmesão ralado para enfeitar os bolinhos

Ingredientes do tomatinho:

 
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • Óleo de oliva
  • 2 cebolas grandes picadas em rodelas
  • 3 cabeças de alho espremido
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
  • 600g de tomate cereja
  • Um punhado de manjericão seco (ou fresco se você tiver)
  • Um punhado de orégano
  • 1/2 pimenta dedo de moça sem semente e picado bem miudinho
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Modo de preparo:


Em uma tigela média misture a farinha, fermento, uma pitada de açúcar e sal. Adicione os cubinhos de manteiga e, com as mãos, pressione os cubinhos misturando-os com os ingredientes secos. Nesse estágio a manteiga vai parecer com pequenos flocos, não se preocupe se eles não se encorparem em toda a mistura seca. Adicione o queijo ralado (provolone e/ou mozzarella e/ou parmesão) e pimenta do reino e misture tudo novamente.
   

Faça um pequeno buraco no meio da sua mistura e adicione o leite gelado. Com um garfo misture tudo até obter uma massa mais consistente e pegajosa. Agora você vai preparar uma parte da sua pia/mesa para trabalhar esses bolinhos. Em uma área limpa e lisa, adicione um pouco de farinha para a massa não grudar e coloque a massa grudenta sobre, cubra de farinha até que ela perca esse aspecto grudento.
 

Fazendo um grande montinho de massa, envolva-a em plástico filme e coloque-a em uma tigela na geladeira, pois agora vamos focar nos tomatinhos e enquanto isso deixamos a massa descansando.


  

Em frigideira grande, derreta uma colher de manteiga com um fio de óleo de oliva em fogo médio. Adicione logo em seguida a cebola picada, sal e pimenta do reino. Misture de vez em quando para não queimar, quando perceber q a cebola esta começando a dourar (isso vai levar por volta de 10 minutos dependendo do seu fogão), adicione o alho amassado. Cozinhe por mais 1 minuto mais ou menos e adicione o vinagre balsâmico. Cozinhe a cebola só até perceber que ela está bem caramelizada com o vinagre e desligue o fogo.
  Preaqueça o forno em temperatura média.

   


Em uma tigela grande, adicione os tomatinhos (eu cheguei a picar pois não tinha muitos, mas não tem necessidade, se quiser deixe-os inteiros) mais o manjericão, o orégano, a pimenta dedo de moça, sal e pimenta do reino. Acrescente também a cebola caramelizada e misture tudo muito bem.


Em uma assadeira pequena, coloque a mistura de tomatinho com cebola e coloque para assar por volta de 10-15 minutos, enquanto voltamos a trabalhar com o bolinho de queijo.

Retire a massa da geladeira e volte com ela na sua "área de trabalho de padeiro". Cubra de farinha novamente só para garantir que ela não grude e com as mãos ou um rolo, estique a massa até obter quase que uma pizza. Eu usei um copo grande que tenho pra fazer o formato dos meus bolinhos de queijo, o que me resultou em 8 discos. Para a receita nós vamos usar só 4, os que sobrarem você pode congelar na geladeira que eles ficam ótimos por semanas.

  
Terminando de fazer o formato dos seus bolinhos de queijo, retire o tomatinho que estava assando no forno e adicione 4 discos de bolinho sobre a mistura. Em uma tigelinha, coloque um pouco de leite e pincele os bolinhos, isso vai fazer eles dourarem mais. Para enfeitar adicione um pouco de queijo ralado no topo e um pouco de pimenta do reino e sal.
 


Leve a forma com os tomatinhos e os bolinhos de volta para o forno e asse por mais 20 minutos ou até perceber que os bolinhos de queijo já douraram e o tomatinho está borbulhando.


Voilá! Receita de Bolinho de queijo para seu jantar é do lindo blog Cozinha Luisa.

Bom Apetite
Até a Próxima!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo