Pular para o conteúdo principal

Receita de Escondidinho de carne

Eu não sou muito chegado em carne seca. Acabei fazendo esse escondidinho com carne fresca. Não sei identificar as carnes no açougue, mesmo porque eu quase não as como. Compro mesmo para minha esposa, e sempre peço contra filé mignon,carne para bife molinha, carne de panela ou carne para desfiar para colocar na farofa (rs).

Na verdade eu sei o nome da carne, é "popão", se você quiser pode fazer o escondidinho de carne seca mesmo. Enfim, você precisa de uma carne que dá para desfiar após cozida e livre de gordura e nervos é mais fácil de limpar depois de cozida. Acho que com pernil deve ficar bom também.

Vai ser difícil dar a receita de escondidinho de carne certinha, pois eu fiz a olho. Mas você adapta as quantidades conforme o número de bocas. A receita escondidinho de carne rende 4 porções, ou um refratário pequeno.

Ingredientes para escondidinho de carne


  • +/- 400g de carne de panela sem gordura para desfiar
  • 1 envelope de caldo de carne em pó (ou um cubo)
  • óleo para refogar
  • 1/2 lata (daquela pequenininha) de extrato de tomate
  • sal e pimenta a gosto (eu usei uma pimenta de bode vermelha)
  • queijo mussarela ralado para gratinar (pode ser queijo coalho também)
 

Para o purê de mandioca:


  • 400 a 500g de mandioca cozida bem molinha (eu usei pouco menos da metade de um saco de mandioca congelada)
  • leite
  • creme de leite
  • uma pitada de noz moscado
  • sal e pimenta a gosto
 

Modo de fazer Escondidinho de carne

 
Comece cortando a carne em cubos médios. Leve para cozinhar na panela de pressão na água com o caldo de carne dissolvido (30 minutos mais ou menos).
 
Enquanto isso, coloque a mandioca também para cozinhar.
Após cozida, desfie a carne com as mãos.
Coloque um pouco de óleo na panela de pressão que usou mesmo e frite a carne cozida e desfiada, temperando-a com sal, pimenta, o que quiser. Eu usei só sal, a pimentinha e coloque um fio de azeite aromatizado de pimenta.
 
Adicione a meia lata de extrato de tomate e uma xícara de água. Deixe apurar. Acrescente mais água ou extrato de tomate a gosto. Acerte o tempero. 
 
Deve ficar um molho bem grosso, igual daqueles que servem de recheio àqueles sanduíches de aniversário de criança.

Purê: Divida a mandioca em duas partes e bata cada uma com um pouco de leite no liquidificador. A divisão é para facilitar, pois a mandioca fica meio "grudenta" e difícil de bater de uma vez só. Pode juntar tudo na mesma panela em que cozinharam. Coloque leite e creme de leite necessários para dar a aparência de um purê macio à mandioca. Recomendo usar o creme de leite (1/3 da caixinha é suficiente) também porque amacia bastante o purê.
Tempere o purê com sal e uma pitada de noz mascado. Cozinhe uns 10 minutos para apurar, mexendo sempre com uma colher de pau.

Monte o escondidinho de carne num refratário (ou em ramequins individuais): primeiro a carne, em cima o purê e, por último o queijo. Leve para gratinar (se você possui um fogão ou microondas com grill elétrico é só ligá-lo).
 
Essa maravilhosa receita de como fazer escondidinho de carne é do blog Ki Dilicia, com varias receitas e dicas.
 
 
Bom Apetite
Até a Próxima!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Tamanho correto das Formas

 Boa noite! Hoje vamos aprender qual o tamanho correto das formas pequena , media e grande . Sabe aquelas medidas que as receitas costumam pedir no final e você acaba chutando porque não sabe as medidas das formas corretas ? Por exemplo quando a receita pedi, coloque em uma forma retangular media , ou então coloque em uma forma pequena de furo no meio . Coloque em uma forma grande quadrada etc.Vamos aprender todas as medidas de formas , para você não ficar mais, chutando as medidas das formas . Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Méd