Pular para o conteúdo principal

Receita de Molho Branco passo a passo

Receita de Molho Branco passo a passo
Molho branco é muito fácil de fazer e pode ser utilizado nas mais diferentes massas, carnes, peixes, etc. Eu já percebi que muita gente não sabe fazer molho branco e utiliza creme de leite ou pózinhos prontos, que dão um sabor forte e meio ruinzinho.  A receita molho branco é bem simples e fica pronta em poucos minutos, essa quantidade de molho cobre bem um pacote de macarrão, por exemplo. No final você obtém cerca de 3 xícaras de molho branco. Vamos a receita!


Ingredientes




  •  1 litro de leite.
  •  Folhas de louro
  •  Grãos de pimenta do reino
  •  Limão siciliano 
  •  40 gramas de manteiga com sal
  •  40 gramas de farinha de trigo


Modo de preparo



O primeiro passo é ferver 1 litro de leite.
O segredo para deixar o molho branco com um gostinho bom é colocar grãos de pimenta do reino e folhas de louro para ferver junto com o leite. Dessa forma o molho não corre o risco de ficar com gosto de mingau.

Nesse meu molho branco eu coloquei: folhas de louro, grãos de pimenta do reino e raspas de 1 limão siciliano (eu estava fazendo um molho branco com limão siciliano para um rondelli).  Deixe ferver e desligue o fogo antes do leite derramar e sujar todo o seu fogão!



 
Molho Branco passo a passo

Em uma panela coloque 40 gramas de manteiga com sal (cerca de 2 colheres de sopa). Tem que ser manteiga. Não pode substituir por margarina. Deixe derreter.

Receita de Molho Branco passo a passo


Acrescente 40 gramas de farinha de trigo.
A conta é: 1 parte de manteiga para 1 parte de farinha de trigo.


Receita de Molho


 Deixe a farinha fritar um pouco para perder o gosto.
Essa mistura de farinha e manteiga é chamada de roux.

A cor do roux é o que vai dar o tom para o molho, então se deixar fritar demais o seu molho vai ficar escuro.
 
Receita de Molho Branco

 Acrescente um pouco do leite (já fervido e sem os grãos de pimenta e as folhas de louro) ao roux.

Bata rapidamente com o fouet ou no liquidificador. Nessa hora o molho fica bem grosso e é importante bater rapidamente para não empelotar.Vá acrescentando o restante do leite (eu acrescento  em 2 partes), mexendo sempre.
 
Molho Branco passo a passo

Poucos minutos depois o molho branco já atinge a cremosidade necessária.
Esse molho branco eu temperei com mais raspas de limão, sal, pimenta do reino preta e noz mascado.
Quem quiser um molho branco sem pontinhos de pimenta, utilize a pimenta do reino branca.

Depois de pronto é só servir ou ainda acrescentar queijo, queijo cremoso, presunto, ou qualquer outro ingrediente de sua preferência. Essa maravilhosa receita de como fazer molho branco é do lindo blog cozinharpraserfeliz.blogspot  com varias receitas fáceis.





Bom Apetite
Até a Próxima!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Tamanho correto das Formas

 Boa noite! Hoje vamos aprender qual o tamanho correto das formas pequena , media e grande . Sabe aquelas medidas que as receitas costumam pedir no final e você acaba chutando porque não sabe as medidas das formas corretas ? Por exemplo quando a receita pedi, coloque em uma forma retangular media , ou então coloque em uma forma pequena de furo no meio . Coloque em uma forma grande quadrada etc.Vamos aprender todas as medidas de formas , para você não ficar mais, chutando as medidas das formas . Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Méd