Pular para o conteúdo principal

Como fazer docinhos de festa

Essas receitas de como fazer docinhos de festa são muito fáceis de fazer e, como perceberão, possuem a mesma base (leite condensado + manteiga). Todos os docinhos serva para casamento, aniversario e para festa. E sabe o melhor têm o mesmo modo de fazer, ou seja:

Misture tudo numa panela (de preferência de teflon) e leve ao fogo brando, mexendo sempre. O ponto certo é quando toda a massa desgrudar do fundo da panela (você passa a colher no fundo e percebe que a massa - como um todo - prefere grudar na colher do que na panela). Tire do fogo imediatamente após atingir o ponto, para não ficar muito duro (lembre-se que a massa endurece um pouco após esfriar). Unte um prato fundo com manteiga e despeje nele o conteúdo da panela para esfriar (vai cair tudo de uma vez, como uma massa mais ou menos compacta, este é o ponto certo).
Cuidado para não deixar muito duro (gruda nos dentes), nem muito mole (não dá para enrolar).
Após frio, unte as mãos com manteiga e faça bolinhas do mesmo tamanho, com a ajuda de uma colher para medir a massa de cada uma. Fácil não essa dica de  como fazer docinhos de festa, ela é do blog Ki Dilicia, lá você vai encontrar varia receitas de doces. Vamos para as receitas dos docinhos de festa!

Brigadeiro escurão
 
 
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó (pode ser chocolate, mas com o cacau fica menos doce e mais escuro, o que agrada ao paladar dos adultos e, principalmente, dos homens)
  • chocolate granulado para passar os docinhos
Bicho-de-pé
 
 
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 4 colheres de sopa de Quick sabor morango OU uma caixinha de gelatina de morango (uma coisa ou outra, você escolhe)
  • opcional: um pacote de 50g de côco ralado
  • açúcar cristal para passar os docinhos
Obs: Eu não sei, mas desconfio que você pode inventar mil e um sabores (e cores) só mudando o sabor da gelatina....e talvez usando umas gotinhas de essência da fruta escolhida.

Beijinho de côco/Olho de sogra/Moranguinho

 
 
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 1 pacote de 100g de côco ralado (pode colocar o quanto quiser, inclusive menos)
  • côco ralado ou açúcar cristal para passar os docinhos
  • cravo da índia para enfeitar
Obs: Com a mesma receita + 2 gemas você tem o "olho de sogra". Este você faz assim: coloca cada bolinha dentro de uma ameixa seca aberta e passa no açúcar cristal (para ficar parecendo com o olhão bem aberto da sogrona te espiando!).

Obs1: Com a mesma receita (ou com a receita do bicho-de-pé) você pode também fazer o "moranguinho". Basta fazer cada bolinha no formato de um morango, fincá-la com um palito e passá-la numa mistura feita com: um pacote de gelatina de morango + 1/2 xícara de água quente (fica uma calda grossa; não ferva essa mistura). Deixa escorrer um pouco e passa no açúcar cristal.

Cajuzinho

 
 
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 1 xícara de amendoim sem casca torrado e moído
  • opcional: uma colher ou duas de chocolate em pó (eu não coloco)
  • açúcar cristal para passar os docinhos e amendoins inteiros para enfeitar

Coloque em forminhas forradas com plastiquinhos. Valoriza o docinho e, hoje em dia, há inúmeros tipos de embalagens diferentes para escolher, bem baratinhas. Também há inúmeros tipos de cobertura para passar os docinhos (como estrelinhas coloridas, bolinhas de chocolate, etc). Use a criatividade.
Recomendo utilizar um "ajudante" na hora de passar os docinhos na cobertura, para não sujar as mãos enquanto enrola o resto da massa.

Post-post (20/10): Lembrei-me que no meu casamento teve brigadeiro caramelizado . Achei uma receita no site da Nestlé. Clique aqui para ver.

 
Bom Apetite
Até a Próxima!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Tamanho correto das Formas

 Boa noite! Hoje vamos aprender qual o tamanho correto das formas pequena , media e grande . Sabe aquelas medidas que as receitas costumam pedir no final e você acaba chutando porque não sabe as medidas das formas corretas ? Por exemplo quando a receita pedi, coloque em uma forma retangular media , ou então coloque em uma forma pequena de furo no meio . Coloque em uma forma grande quadrada etc.Vamos aprender todas as medidas de formas , para você não ficar mais, chutando as medidas das formas . Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Méd