Como fazer e temperar arroz japonês para sushi (shari ou gohan com molho sú)
Nunca tinha feito gohan, mas conheci em uma das mercearias da vizinhança uma senhorinha tão disposta a me ensinar que acabei comprando um pacote de arroz japonês. Guardei o pacote com as indicações anotadas num papelzinho e acabei esquecendo deles no fundo do armário.
Como não há nada melhor do que ser prevenido, a vontade de sushi bateu e lá fui eu me aventurar. Ah, esta é só a primeira parte desta viagem gastronômica ao oriente —
Para o gohan (arroz japonês):
- 1 xícara de arroz japonês (tipo 1, subgrupo polido)
- 1 1/2 xícara de água fria
Para o molho sú (tempero para o shari ou arroz de sushi):
- 1/2 xícara de vinagre de arroz
- 2 colheres de sopa de saquê mirin (opcional)
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 mini pontinha de colher de café de sal (bem pouco mesmo)
- Hoje, o arroz japonês já é fácil de ser encontrado em grandes redes de supermercado ou então em lojas de produtos orientais. O importante é prestar atenção no tipo e no grupo, impressos na embalagem.
Antes de preparar, é necessário retirar um pouco do amido do arroz. Para isso, coloque-o em um recipiente e cubra-o com água. Com cuidado para não quebrar os grãos, vá mexendo a mão dentro da água em movimentos circulares até que ela fique esbranquiçada. Escorra a água e faça este procedimento mais uma vez. Depois, coloque o arroz em uma peneira e deixe descansar por mais ou menos uns 15 minutos.
Em seguida, cozinhe o arroz escorrido com a medida de água da receita em fogo baixo por 20 minutos (ele vai ficar meio empapado, não precisa secar completamente como o arroz comum). Retire do fogo e espalhe em um recipiente para que esfrie.
Enquanto isso, prepare o molho sú. Misture o vinagre com o saquê (se preferir, não use-o), o açúcar e o sal. Mexa bem até dissolver tudo.
Quando o arroz já estiver bem morno, distribua o molho sú por cima, sem misturar muito para não formar grumos, e deixe descansar por mais 10 minutos, coberto com um pano de prato limpo (isso evita que resseque demais).
Depois da pausa, o arroz japonês já virou shari e está pronto para ser utilizado em sushis, temakis, hot rolls etc. Esta quantidade, com complementos, serve 2 pessoas (rende cerca de 4 a 5 temakis médios).
Nos próximos dias, publicarei a segunda parte desta aventura oriental.
Fonte:www.cozinhandopara2ou1.com.br
Comentários
Postar um comentário