Pular para o conteúdo principal

Como fazer panqueca

Como fazer panqueca - Nós Brasileiros sabem Como fazer panquecas perfeitas , depois de milhares de anos a prática temos a receita de panqueca a baixo. Gostaríamos de ir tão longe como dizer que é a melhor receita panqueca. Mais espesso do que crepes, delicioso com recheios salgados e doces e fácil de rolar.

Então, se você quiser saber como fazer panquecas. Tudo que você precisa para fazer panqueca é de uma tigela grande (ou você pode usar um processador de alimentos se você tiver um), uma frigideira grande, uma colher de pau, uma concha e uma espátula ou "fatia de peixe".

Como surgiu a panqueca 

    
Como surgiu a panqueca
As panquecas são muito antigas; surgiram há mais de nove mil anos na França. Acredita-se que a primeira panqueca tenha se originado quando uma mulher derramou, de forma acidental, um pouco do mingau no fogão e percebeu que tal substância cozinhava rapidamente, era de fácil manuseio e possuía um sabor muito agradável.

O hábito de comer panquecas se difundiu rapidamente por toda a Europa. Em função do prato, foram criados diversos festivais de culinária. A partir da década de 20, as panquecas passaram a ser um prato comum em várias partes do mundo.

Panqueca é bom para saúde

Panqueca é bom para saúde
Panqueca é boa para saúde - Doce ou salgada, a panqueca é um curinga no cardápio. Derivada do crepe francês, a versão brasileira costuma ser mais encorpada, mas é sempre prática e versátil: vai bem no café da manhã, incrementa o lanche rápido e pode ser a estrela do almoço ou do jantar. Basta variar as coberturas, os recheios e também a massa. Para tornar a panqueca tradicional ainda mais saudável, a nutricionista funcional Karina Pimentel sugere acrescentar trigo integral, farinha de aveia ou farinha de quinoa, na proporção de meio a meio da receita. Ou seja, para uma xícara de farinha de trigo branca, usa-se uma xícara de um desses ingredientes. “É uma maneira simples de agregar mais fibras ao prato”, diz Karina. Vale também incluir sementes de chia, linhaça ou gergelim, antes de bater a massa no liquidificador. Para as versões adocicadas, a nutricionista sugere frutas vermelhas e castanhas picadas. No caso da maçã, uma colherinha de canela sobre a mistura traz sabor e algo mais: “A canela tem efeito termogênico, ajudando a reduzir a gordura abdominal”, diz a nutricionista. O mel orgânico pode dar o toque final. Uma receita imbatível é aquecer banana picadinha em um fio de óleo de coco, e depois cobrir a panqueca com chocolate do tipo amargo.

Panqueca engorda ?

   
Panqueca engorda
Comer panqueca engorda - Tradicionalmente preparadas com farinha branca, as panquecas podem também ser feitas com farinha integral, que além de menos calórica, auxilia no emagrecimento e deixa a massa mais leve. Além disso, elas podem ser tanto doces, quanto salgadas. Escolha recheios nutritivos e saudáveis, como mel e frutas para as doces, e queijo branco, peito de peru ou frango desfiado para as salgadas.

As panquecas podem ficar menos calóricas se a farinha branca for substituída pela farinha integral ou farinha de aveia no preparo da massa. A receita fica mais leve e saudável sem perder o sabor.

Escolha recheios como tomate seco com rúcula, carne de soja, frango desfiado com cenoura e troque o queijo amarelo pelo queijo branco. Para acompanhar, substitua os molhos industrializados pelos naturais. Uma das piores partes de fazer dietas para emagrecer é precisar fazer restrições de alguns alimentos e deixar de lado nossos pratos preferidos, pois eles costumam possuir muitas calorias. No entanto, para evitar cair em tentação, escapar da dieta e engordar tudo novamente, saiba que se você preparar a sua comida favorita com ingredientes menos calóricos e mais nutritivos, você pode matar a vontade da comida de uma forma saudável.


Panqueca doce como fazer 

    
Panqueca doce como fazer
Como fazer panqueca doce de banana com canela e leite condensado - Fizemos um festival de panqueca e quisemos inovar na hora da sobremesa: e se fizéssemos panqueca doce? Os sabores de paquecas doce são: tradicionais de chocolate, beijinho, prestígio, sensação logo foram descartados porque seriam muito doces ou enjoativos.

Ingredientes

Massa para panqueca doce
  •     2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  •     2 xícaras (chá) de leite
  •     3 ovos
  •     1 pitada de sal

Recheio para panqueca doce
  •     5 bananas grandes e maduras
  •     2 colheres (sopa) de manteiga
  •     1 lata de leite condensado
  •     Canela em pó
  •     Um pouco de água

Receita passo a passo de panqueca doce 

 
Receita passo a passo de panqueca doce
Passo a passo como fazer panqueca - Bata todos os ingredientes no liquidificador por 2 minutos, em seguida desligue e com uma colher misture a farinha que grudou no copo do liquidificador, bata novamente só para misturar, reserve.
Utilize uma frigideira média antiaderente para fritar as panquecas, unte a frigideira com um fio de óleo e leve ao fogo até aquecer.

Com o auxílio de uma colher concha pegue uma porção de massa e coloque na frigideira, gire a frigideira para espalhar bem a massa.

Abaixe o fogo e deixe dourar por baixo em seguida vire do outro lado e deixe dourar. Repita o processo com toda a massa.
Para o recheio, em uma panela, coloque a manteiga e depois de quente acrescente banana, a água, a canela e o leite condensado.
Deixe levantar fervura, abaixe o fogo e mexa até que a mistura esteja como um creme ou até que apareça o fundo da panela.
Enrole as panquecas com o recheio de banana, coloque-as em um refratário.
Se preferir, jogue outra lata de leite condensado por cima das panquecas montadas, salpique canela por cima e leve ao forno em fogo baixo por 20 minutos.Sirva a seguir.

Panqueca de frango como fazer

   
Panqueca de frango como fazer

Como fazer panqueca de frango - Para quem tem "meda" de fazer o molho branco tradicional com manteiga, farinha e tals este aqui facilita bem a vida, além de ficar mais leve por não levar manteiga ou creme de leite. Mesmo usando colheres rasas de amido de milho o molho ficou bem encorpado. Numa próxima oportunidade, farei com menos amido, talvez umas 6 colheres rasinhas bastem. Abaixo passo a passo da receita de panqueca de frango:

Ingredientes para panquecas de frango
  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 2 ovos grandes
  • 3 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 1 colher (chá) de sal

Recheio para panqueca de frango
  • 400g de peito de frango cozido e desfiado
  • 3 dentes de alho picadinhos
  • 1 cebola grande picadinha
  • 2 tomates sem pele e sem sementes picados
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Cheiro verde picado

Molho Branco:
  • 5 xícaras de leite
  • 6 a 8 colheres (sopa) rasas de amido de milho
  • 1 xícara de queijo parmesão do bom ralado (½ xícara no molho e ½ xícara para polvilhar)
  • Pitada de noz moscada
  • Sal a gosto

Modo de preparo da panqueca de frango


Bata os ingredientes da massa no liquidificador. Aqueça bem uma frigideira pequena teflonada em fogo médio. Unte levemente com óleo com ajuda de um guardanapo de papel e despeje uma porção de massa espalhando bem e rapidamente (para uma frigideira de 20cm, coloquei ½ concha de massa). Quando mais fina conseguir esticar, melhor! Espere a massa secar e soltar as beiradas para virar com cuidado e terminar de dourar do outro lado.
Coloque a massa pronta sobre um prato e continue a preparar as panquecas. Vá empilhando as panquecas uma em cima da outra para que, com o vapor, permaneçam macias. Repita o processo até acabar a massa, sempre passando o guardanapo umedecido com óleo a cada panqueca. Eu consegui 14 panquecas.

Para o recheio, refogue o alho em um bom fio de óleo. Junte a cebola e deixe até ficar transparente. Acrescente o frango e os tomates e tempere levemente com sal. Refogue até os tomates derreterem. Corrija o sal se necessário e tire do fogo. Quando amornar, junte o cheiro verde.

Para o molho branco, coloque tudo numa panela (reservando metade do queijo para gratinar) e leve ao fogo médio/baixo mexendo sempre até engrossar.

Montagem, espalhe uma fina camada de molho branco no fundo de um refratário grande (21x30cm). Coloque cerca de 2 colheres de sopa de recheio no meio da panqueca e enrole bem apertadinho. Vá enfileirando no refratário. Cubra tudo com o restante do molho branco e polvilhe o queijo ralado reservado. Leve para gratinar em forno preaquecido a 230˚C até dourar a superfície. Sirva em seguida.

Como fazer panqueca americana

  
Como fazer panqueca americana

Aprenda como fazer uma legítima panqueca americana - De origem controversa, a panqueca é uma unanimidade: a simples e prática receita é reclamada por diversos países e já conquistou paladares no mundo todo. Um pancake (do inglês: um tipo de bolo, cake, feito em uma frigideira, pan) leva em sua composição básica leite, farinha e ovos, e pode ser servido com coberturas e recheios doces ou salgados.

O estilo da panqueca norte-americana é bem diferente das panquecas comuns aqui no Brasil, que mais parece com as panquecas francesas, que usam fermento, manteiga (opcional) e mais
farinha que o normal. As panquecas americanas são mais grossas e encorpadas, levemente doces, e não salgadas e finas como as francesas. Além disso, são servidas abertas, e não dobradas (ou enroladas), normalmente no café da manhã ou chá da tarde.

A Mr.Cheney, rede especializada em cookies e iguarias americanas, disponibilizou a receita para você preparar em casa. Confira: Panquecas americanas acompanhadas com mel e manteiga


Ingredientes para fazer panqueca americana
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 xícara de leite
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de óleo de canola

Modo de fazer:

Primeiro, a massa. Misture a farinha com o fermento em uma bacia e reserve. Bata todos os outros ingredientes no liquidificador (de 5 a 10 segundos). Vá acrescentando a mistura farinha/fermento pela tampa do liquidificador e desligue-o logo que a farinha desaparecer (bater demais destrói o fermento).

Para fritar as panquecas em uma frigideira (também pode ser chapa ou grill elétrico), unte com um fio de óleo e use a temperatura média/baixa. Utilize uma pequena concha para dosar cada panqueca. Vire-as com uma espátula e retire-as do fogo quando o outro lado estiver igual. Sirva quente, com manteiga ou açúcar.


Sugestões de acompanhamentos para panqueca


A consistência parecida com a do bolo sugere coberturas líquidas para as panquecas americanas (xarope de Maple, mel puro, leite condensado, creme de chantili, etc), mas este é um prato que também cai muito bem com toppings mais consistentes, como pedaços de chocolate ou frutas fatiadas, flambadas ou em conservas (morango, kiwi, uva, banana, pêssego, blueberries). Para os acompanhamentos salgados: ovos fritos ou mexidos, fatias ou pedaços de bacon frito, requeijão ou o que mais a imaginação permitir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Tamanho correto das Formas

 Boa noite! Hoje vamos aprender qual o tamanho correto das formas pequena , media e grande . Sabe aquelas medidas que as receitas costumam pedir no final e você acaba chutando porque não sabe as medidas das formas corretas ? Por exemplo quando a receita pedi, coloque em uma forma retangular media , ou então coloque em uma forma pequena de furo no meio . Coloque em uma forma grande quadrada etc.Vamos aprender todas as medidas de formas , para você não ficar mais, chutando as medidas das formas . Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Méd