Pular para o conteúdo principal

Tudo sobre Arroz






arrozparboilizado
Aqui é o Geosh. Você comeu arroz hoje?- Essa é uma maneira comum de dizer, oi, tudo bem? na China e em vários países asiáticos =)
Hoje vim falar desse alimento presente nos pratos de quase toda a população brasileira. Sobre os mitos a respeito do arroz, o impacto dele no emagrecimento e sobre as questões de saúde envolvidas.
O Arroz foi domesticado entre 8200 a 13.500 anos AC, no vale do Rio Das Pérolas, na China. É a terceiro maior cultivo do mundo, atrás do milho e da cana de açúcar. O arroz alimenta metade da população humana e provê mais de 20% das calorias consumidas no mundo. Chega a ser 80% do que as pessoas comem. Sem o arroz, não existiria a civilização como a conhecemos.

Antinutrientes

Enquanto semente, o arroz tem uma série de mecanismos de defesa e sobrevivência, os antinutrientes. Estes antinutrientes existem para evitar que predadores consumam os grãos. E a maioria dos grãos possui alguma forma de antinutriente. No arroz, os antinutrientes estão localizados principalmente na casca e no farelo:
Fitato
O fitato se une aos minerais, dificultando a absorção de minerais dos animais que o consomem. Os Ratos evoluíram um mecanismo de digestão do fitato, mas nós, seres humanos, não. O calor não modifica o fitato, mas uma vez que ele está localizado no farelo, não está presente no arroz branco. Por causa do fitato, pessoas que consomem arroz integral tendem a ter níveis menores de minerais do que pessoas que comem arroz branco.
Inibidores de Tripsinacampodearroz2
A Tripsina é uma enzima que nós mamíferos produzimos, que facilita a quebra e absorção dos aminoácidos. Com as tripsinas inibidas, fica difícil digerir proteínas. Esses inibidores estão presentes principalmente na casca e no farelo, e não no arroz branco. O calor também desativa esses inibidores no farelo.
Hemaglutinina
A Hemaglutinina adere aos receptores de carboidrato no tecido intestinal e impede a absorção de nutrientes. Por sorte, ela também está presente apenas no farelo é também é desativada pelo cozimento.
O arroz também possui alérgenos podem causar reação alérgica em pessoas com doenças autoimunes e/ou alergia a grãos no geral.

Nutrientes

campodearrozO Arroz Integral supostamente é mais nutritivo por conservar os nutrientes farelo, mas como podemos perceber, esse mesmo farelo inibe a absorção de grande parte desses nutrientes e os torna menos biodisponíveis pra nós. Ou seja, a história do arroz integral ser mais saudável é um mito. Aqui também se encaixam as variedades de arroz selvagem.
O arroz branco é neutro. Embora seja fonte de energia e quase que puramente amido, ele não contém muitos micronutrientes(vitaminas e minerais). O arroz branco é apenas o núcleo do grão, sem a casca e o farelo. Não conte com o arroz branco como fonte de nutrição.
O arroz parboilizado é cozido com o farelo e a casca antes de ser descascado, pra aumentar o valor nutritivo. Depois de descascado há um aumento pequeno na quantidade de minerais e um aumento maior na quantidade de vitaminas. O arroz parboilizado também pode ser fonte de amido resistente do tipo 3. Basta resfriá-lo ou congelá-lo antes de reaquecer e consumir.

O Preparo.

arrozO arroz branco e o arroz parboilizado me parecem os mais seguros, do ponto de vista de saúde. Pra quem não tem problemas de peso, sindrome metabólica, diabetes, alergia ou doenças autoimunes. Para atletas ativos, pode ser uma fonte de reposição de glicogênio pós treino.
O preparo do arroz influencia também nessa questão. O arroz feito com ghee, óleo de coco ou banha é bem mais interessante do que o feito com óleo comum de cozinha ou azeite. Se você acompanha o EDV, já sabe que óleos vegetais não são saudáveis em alta temperatura.
Na hora de preparar o arroz, lembre-se disso.

Emagrecimento

No emagrecimento, é melhor pensar em escalas:
A melhor solução possível para emagrecer é evitar o arroz no seu dia a dia, ou consumir muito esporadicamente, no seu dia de folga, por exemplo.
A segunda melhor solução possível é consumir o arroz parboilizado posteriormente resfriado pra formar amido resistente, que alimenta a nossa flora intestinal benéfica. Ele causa a menor resposta glicêmica. É um alimento denso em carboidratos, portanto, se você vai conseguir emagrecer ou não vai depender da resposta individual do seu organismo e das quantidades que você consome.
Quanto ao arroz branco e integral, eu evitaria, por causa da glicemia alta e dos antinutrientes no arroz integral. Muito provavelmente eles vão interferir no seu emagrecimento. Só abriria uma exceção para o arroz branco no dia de folga.


Fonte: www.emagrecerdevez.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Tamanho correto das Formas

 Boa noite! Hoje vamos aprender qual o tamanho correto das formas pequena , media e grande . Sabe aquelas medidas que as receitas costumam pedir no final e você acaba chutando porque não sabe as medidas das formas corretas ? Por exemplo quando a receita pedi, coloque em uma forma retangular media , ou então coloque em uma forma pequena de furo no meio . Coloque em uma forma grande quadrada etc.Vamos aprender todas as medidas de formas , para você não ficar mais, chutando as medidas das formas . Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Méd