Como calcular a venda de produtos- Esta é uma das perguntas mais frequentes que recebo no blog, quando as pessoas começam a vender seus doces, salgados, bolos feitos em casa. A resposta simples, mas frustrante é que ninguém pode te dizer o quanto você deve cobrar. A definição de uma base de preços é uma das partes mais difíceis de qualquer negócio. O preço varia muito de região para região, complexidade do trabalho feito e também a média de preços cobrado na sua cidade ou bairro. Antes de tudo tem que fazer uma boa pesquisa de preços dos seus concorrentes e uma lista precisa das suas próprias despesas. É difícil saber o valor para colocar no nosso trabalho. Nós não queremos ter prejuízo, mas também não queremos chocar nossos clientes com preços caros demais, ou ainda pior - barganhar com um cliente sobre o preço do nosso bolo.
É natural quando você está começando seu negócio, se sentir inseguro sobre como cobrar pelo seu trabalho. A primeira coisa a lembrar é que nós somos nossos piores críticos. Quando você valoriza o seu trabalho e coloca um preço justo, seus clientes vão valorizar a qualidade, ou ainda podem não concordar. Isso é complicado e você vai precisar de ter jogo de cintura e se adequar.
Há muitos anos atrás, quando eu fiz curso de doces no SESI aprendi que uma boa maneira de calcular a média dos preços é fazer essa equação: Calcule TODO o gasto de materiais para essa receita, incluindo confeitos, forminhas e embalagens.
Ex.: Se você gastou R$ 20,00 para fazer uma encomenda, o preço a ser cobrado será:
R$ 20,00 (material) x 3 = R$ 60,00. Essa matemática leva em conta também a água, o gás do fogão, a energia e mão de obra. Está tudo incluído nessa conta.
E se quiser saber o preço unitário de um docinho, divida o total de gastos pela quantidade que a receita rendeu. Exemplo:
Gastei R$ 40,00 de material e renderam 50 docinhos. R$40,00 : 50 = R$ 0,80 de custo
R$ 0,80 (custo) x 3 = R$ 2,40 que será o preço de venda
Isso se aplica a doces simples, tradicionais e pouco trabalhosos.
Agora, observe uma coisa: quando você faz uso também de muitas técnicas mais elaboradas, o custo não está somente nos ingredientes, mas no trabalho investido. Você vai querer ajustar o seu “preço-por-serviço” Acrescente 30% a mais no preço de venda, se seu trabalho for confeitado artisticamente, modelado, esculpido, etc., mas se for questionado pelo cliente, saiba argumentar e valorizar seu trabalho.
Ah, outra coisa importante: o seu trabalho é artesanal, manual e direcionado ao seu cliente. Não queira nivelar seu preço com produtos industrializados ou feitos em grande escala de produção por especialistas em buffet, padarias ou lanchonetes. Esse é seu melhor argumento na hora de dar preço!
Doceiras (os), Boleiras (os) e Confeiteiras (os) são artistas. Artesãos que transformam açúcar em obras de arte.
E todo artista tem muita dificuldade em colocar preço em seus produtos. E não é para menos.
Além
dos ingredientes, do gás, da água e da luz, é necessário considerar
fatores subjetivos tais como talento e dedicação. E isso não tem preço.
Então, como cobrar?
Vamos começar a calcular o valor de cada receita.
Para
saber por quanto um produto será vendido, é fundamental saber o custo
de produção. Coloque na ponta do lápis tudo o que foi gasto para uma
determinada receita.
Encontrei uma planilha muito legal de cálculo de custos no blog Cozinha do Quintal
Cálculo para Pão de Mel
Ingredientes
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Quantidade
|
Preço
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Considerando que...
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Ovos
|
1
|
0,33
|
10 reais a bandeja com 30 ovos = 0,33 cada
|
Farinha
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200g
|
0,56
|
2,80 o quilo cada 100g custa 0,28
|
Chocolate em pó
|
50g
|
0,87
|
3,50 a caixa com 200g cada 100g custa 1,75
|
Açúcar
|
50g
|
0,15
|
3,00 o quilo cada 100g custa 0,30
|
Favinho (glucose)
|
120 ml
|
0,48
|
1 litro custa 4,00
|
Margarina
|
50g
|
0,25
|
Barra de 1k custa 5,00 (Amélia) cada 100g = 0,50
|
Bicarbonato
e especiarias e
fermento em pó
|
Veja receita
|
2,00
|
Especiarias
(cravo em pó, canela, erva doce) bicarbonato e fermento rendem muito,
pois a receita pede pouco de cada ingrediente.
|
Leite
|
240 ml
|
0,50
|
2,10 o litro
|
TOTAL MASSA
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5,14
|
Esta receita rende 30 unidades
| |
Recheio Doce
de leite
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400g
|
3,00
|
Suficiente para 1 receita
|
Chocolate para
Cobertura
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1 kg
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10,40
|
Suficiente para 1 receita
Chocolate tipo BLEND
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Gás de Cozinha
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1 dia
|
0,37
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1 bujão custa 44,00 e dura 30 dias
1 dia = 1,46 (44 : 30)
Em um dia você faz 4 receitas, então gasta 1,46 : 4 = 0,37 de gás para cada receita
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Água*
|
1 dia
|
3,00
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Conta mensal de 100,00
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Luz*
|
1 dia
|
3,00
|
Conta mensal de 100,00
|
Embalagem
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30 unid
|
1,80
|
Etiqueta 0,18 + papel 0,40
|
TOTAL GERAL
|
-
|
26,71
|
PARA FAZER 1 RECEITA
|
Para calcular o valor da água e da luz, divida o total da sua conta por 30. Assim, você terá o valor gasto em 1 dia.
O valor total da receita é de R$ 26,71, ou seja, R$ 0,89 por unidade (R$ 26,71 : 30 = R$ 0,89)
Este é o seu custo, ou seja, quanto você gasta por pão de mel.
Veja
que essa receita utiliza glucose ao invés de mel puro. Se você utilizar
o mel puro, o custo unitário aumenta significamente já que o litro do
mel custa R$ 25,00.
E aí caímos na questão da QUALIDADE dos ingredientes.
Quanto
melhor a qualidade do ingrediente, mais caro ele é. Consequentemente, o
seu custo aumenta e o preço de venda também! Por isso fica quase
impossível vender um pão de mel de qualidade (com mel puro) por R$ 1,00.
O cálculo ideal do preço final é o seguinte:
Custo unitário X 3
Porque X 3?
Uma parte irá cobrir os custos. Outra parte será reinvestida no seu negócio. E a última é para você!
Se você tiver uma ajudante, multiplique por 4.
Isso se aplica a todos os produtos. Quanto melhor a qualidade, maior o custo de produção e, portanto, maior o valor final.
O
segundo passo é fazer uma pesquisa de mercado. Por quanto o pão de mel é
vendido na minha região? Quem é o meu público? Quanto meus clientes
estão dispostos a pagar?
Existe
mercado e cliente para todo mundo. Existem clientes que valorizam
produtos mais caros porque conhecem a relação Qualidade X Custo. Outros
clientes querem fazer bonito pagando bem pouquinho. Quem você quer
atender?
A entrega também precisa ser cobrada. Este é o famoso FRETE.
Em
São Paulo o trânsito é sempre muito complicado. E isso também precisa
ser considerado pois, aquele tempo que você gasta no trânsito para
oferecer comodidade para a sua cliente, poderia ser usado para produzir, estudar, criar, descansar. Portanto, tempo é dinheiro!
Vamos ao cálculo:
O litro da gasolina custa R$ 2,60
Um carro popular faz, em média, 8 km / litro
Supondo que você precise rodar 32 km para fazer uma entrega, você gastará R$ 10,40 de gasolina.
Acrescente
mais R$ 10,00 para o desgaste do carro e mais R$ 10,00 por hora no
trânsito (para rodar 32 km em São Paulo, você gasta, em média, 2 horas)
Valor total da entrega: R$ 40,40
Se a cliente questionar esse valor, faça o cálculo para ela!
Um outro fator a ser considerado são as AMOSTRAS ou DEGUSTAÇÕES.
É totalmente aceitável que a cliente queira experimentar seus doces antes de encomendá-los.
Mas as amostras são produzidas da mesma forma que uma encomenda. Portanto, existem custos. Logo, existe preço!
Amostras tem que ser cobradas da mesma forma que uma encomenda seria.
Alguém pede amostra grátis na Kopenhagen?
Alguém pede uma pizza grátis de amostra?
E na padaria? Alguém pede 50 docinhos grátis, só para experimentar?
Alguém dá alguma coisa para você de graça?
Então, porque você tem que dar amostras?
Pense nisso!
Essa dica de Como calcular o preço de venda de um produto,e dos blogs Na cozinha Damargo e Espacodas delicias culinarias. Dê uma olhadinha aqui (receitas e delicias),
onde muitas boleiras e doceiras colocaram sua opinião sobre o assunto:
quanto cobrar na venda de bolos, biscoitos, pão de mel, etc.
Até a Próxima!!!
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