Pular para o conteúdo principal

Tipos de Panelas para cozinha

Panelas para cozinha
 Conheça os diferentes tipos de panelas para cozinha e aprenda a usar a panela certa para preparar cada tipo de receita. Você sabia que existem panelas indicadas para cada tipo de receita? Saiba qual panela usar na hora da fritura ou do refogado

Saiba que usar a panela certa implica no sabor e no resultado de uma comida saborosa. Panelas de alumínio, cerâmica, inox, ferro e até de barro são algumas das opções. Conheça as vantagens e desvantagens, os cuidados e aprenda a usá-las.  

Escolher a panela correta é essencial na hora de cozinhar, algumas retêm mais o calor, outras não são ideais para fritura, outros tipos ressaltam o sabor dos alimentos. O consumidor pode escolher o tipo de panela mais adequado de acordo com o alimento e a necessidade nutricional de cada um.
 

Panela de Ferro



Tipos de Panelas para cozinha
A utilização desse tipo de panela traz alguns benefícios à saúde. Foi provada a transferência do mineral presente na superfície das panelas de ferro para os alimentos, transformando-as em importantes aliadas no combate à anemia. O mesmo foi constatado para as panelas de aço inox. Mas tenha cuidado com a manutenção. Ela pode enferrujar facilmente e, se esfregada, a ferrugem pode se soltar.

Panela de Alumínio polido

 
 
Tipos de Panelas para cozinha
tem um acabamento mais polido do que a panela de alumínio batido. Hoje sabe-se que o alumínio pode ser prejudicial à saúde, mas apenas se a panela for mau usada.Se for bem lavada e conservada, e se as recomendações de não usar esponja de aço, não raspar e ferver água antes do uso forem obedecidas, a panela de alumínio é perfeitamente segura. Há estudos científicos que mostram que uma panela de alumínio bem conservada não libera alumínio nos alimentos durante o cozimento.

Panela de Inox

 
 Tipos de Panelas para cozinha
A principal vantagem é o fato de as panelas não oxidarem. Além disso, o material é resistente e distribui o calor de forma igual por sua superfície.

Panela de Barro

 
 
 
Tipos de Panelas para cozinha
Indicada para fazer alimentos líquidos ou com caldo, como sopas, molhos, feijão e ensopados. Assim como a panela de cerâmica, demora para esquentar, mas mantém o calor por um longo período de tempo. Alimentos com baixo teor de água podem ficar ressecados se preparados nessa panela.

Panela de Alumínio batido/fundido

 
 
 
Tipos de Panelas para cozinha
Panelas de alumínio fundido que são excelentes, muito fortes e suportam altas temperaturas, em geral usadas profissionalmente em bares e restaurantes. As panelas de alumínio para cozinha são as melhores entre todas as outras para fritura por imersão. E nem precisa ariar demais: a mancha escura é uma proteção contra contaminação.

Panela de Cobre

 
 
 
Tipos de Panelas para cozinha

Assim como as inoxidáveis, as panelas de cobre são boas condutoras de calor. Mas não podem ser utilizadas para cozinhar todo tipo de alimento. Ao entrar em contato com o sal ou alimentos ácidos como tomate, limão e vinagre, o cobre pode se desprender da panela.

Panela de Cerâmica

 
 Tipos de Panelas para cozinha
Apesar de serem um pouco mais caras que as outras panelas para cozinha, o investimento vale a pena, já que são fáceis de limpar, antiaderentes e conservadoras de calor. Demora mais tempo que o normal para esquentar, o que faz com que o consumo de energia aumente.

Panela de Vidro

 
 
Tipos de Panelas para cozinha
Um dos modelos mais seguros para a saúde, a panela feita desse material não possui nenhum tipo de contraindicação. É fácil de limpar e não passa nenhum tipo de substância para os alimentos durante o preparo. Por outro lado, é cara, pesada, frágil e não pode ser reciclada por ser feita com vidro temperado.

Panela de Pedra

 
 
Tipos de Panelas para cozinha
 
Indicada para o preparo dos mesmos tipos de alimentos que podem ser feitos na panela de barro. Por ser porosa, pede atenção especial ao ser lavada, para que não haja proliferação de microrganismos. Aqueça-a em fogo baixo, para que a panela não rache pelo choque térmico.

Panela Esmaltada

 
 
Tipos de Panelas para cozinha
As panelas esmaltadas ou de ágata são muito decorativas mas lascam o esmalte facilmente e podem eventualmente contaminar os alimentos nelas preparados. As panelas fabricadas para cozinha anteriormente a 1980 só devem ser usadas para decoração – também não use se houver pinturas ou decalques na superfície interna.

Panela Antiaderente

 
 
 
Tipos de Panelas para cozinha
De fácil utilização, esse é o mais controverso tipo de panela para cozinha disponível no mercado. Em sua composição existem ácidos extremamente problemáticos. Quando expostos a altas temperaturas, libera gases tóxicos que causa sintomas similares aos da gripe. Se sua panela antiaderente estiver riscada ou se sua superfície estiver se desprendendo, descarte-a imediatamente.
 


Essa excelente dica dos tipos de panelas para cozinha é do site www.ecycle.com.br, da uma passadinha por lá tem varias outras dicas de cozinha. Como é importante ter mais de um tipo de panela, não se perca, mantenha sua cozinha organizada. 


Até a Próxima!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Pirulito de cristal

Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem.

Ingredientes
2 xícaras de Açúcar2/3 xícara de glucose de milho1/4 de copo de água2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferirConfeitosPalitos brancos
Como fazer o Pirulito de cristal. 
Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado.
Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela.
Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dissolvido. Usando um pequeno pincel um…

Dicas para fazer e vender Marmitex

Muitas pessoas entraram em contato pedindo auxílio para começar a vender as Marmitex. Vou ensinar a vocês passo a passo pra você começar a vender Marmitex para ganhar dinheiro.

1°- Divulgação 
Usem sua página do Facebook alertando seus amigos que em breve vocês começarão a vender MARMITEX, estipulem com uma semana de antecedência e pesem carinhosamente que eles ajudem compartilhando suas publicações e como incentivo dos compartilhamentos você poderá sortear uma marmitex no dia inauguração. Panfleto são muito importante para levar nos comércios, bancos, obras de construção, se tem algum amigo comerciante peça gentilmente se pode deixar um pouco nas recepções.

2°- Comprar os ingredientes para a produção da marmitex
Sempre pesquise muito, pois o seu lucro maior vai ser na hora da compra, pois tem muita diferença de um mercado com o outro. Alimentos secos (arroz,feijão,macarrão,óleo,etc) podem ter em estoque pois não estragam, carnes sempre comprem no dia anterior em pequenas porçõe…

Recheios para trufas - Varios sabores

Recheios para trufas- Além de ser gostosa e ter um sabor maravilhoso a trufa esta se tornado uma fonte de renda para muitos brasileiro. Abaixo vou deixa varias receitas para recheios de trufas. Lembrando você que no post anterior eu ensinei como fazer trufas. Agora vamos deixar de conversa e vamos aprender vario sabores de trufas para você vender ou para fazer para sua família.


 Recheio de trufa Chocolate com pimenta
Ingredientes 500g de Cobertura Sabor Chocolate Meio Amargo ou Cobertura em Gotas200 ml de creme de leite100g de geleia de pimenta Modo de Preparo Derreta a Cobertura Meio Amarga em banho-maria ou no micro-ondas da melhor maneira que você acha melhor. Acrescente o creme de leite e a geleia. Misture bem e reserve.Pronto


Recheio de trufa de brigadeiro
Ingredientes1 lata de leite condensado1 caixa de creme de leite3 colheres de sopa de chocolate em pó com 50% de cacau200 g de chocolate meio amargo (ou chocolate ao leite) picadoModo de Preparo: Numa panela, coloque o leite condensado…