Pular para o conteúdo principal

Receita de molho de tomate caseiro


Eu não sou de origem italiana, então não sei se minha receita está de acordo com a tradição.Essa receita de molho de tomate caseiro é a trabalhosa, feita preferencialmente com tomates italianos (aquele espichadinho), mas pode ser também do comum, desde que você escolha sempre os mais vermelhos e bem maduros. Você pode usar também o pomodori pelati, ou tomates pelados, enlatados.

Para fazer molho para duas pessoas eu uso uns 4 tomates.

Como tirar a pele do tomate?


 Faça um corte em cruz com uma faca na base do tomate e jogue numa panela com água fervendo. Quando a pele começa a rachar, tire imediatamente e dê choque térmico mergulhando em água fria. Daí é só puxar a pele que sairá muito facilmente.

Como tirar as sementes do tomate?  


Corte em quatro (do broto para a base) e enfie o dedo em movimento de gancho em cada pedacinho.

Como cozinhar tomate?  


Bem, aí depende do gosto do freguês. Se vc gosta de um molho com pedaços mais inteiros, pique o tomate grosseiramente. Se gosta bem homogêneo, bata no liquidificador com um pouquinho de água. Se for o pomodori pelati, vai ficar homogêneo de qualquer maneira, porque é bem mole...

1- Comece refogando (ou "afogando", como dizem aqui em Minas :-D) uma cebola pequena e um dente de alho picados (medida para 2 pessoas) em azeite de oliva. Use uma panela grossa, dessas de inox, por exemplo, ou de ferro, de preferência, pois retêm mais calor e aceleram o cozimento.

Opcional: para molho à bolonhesa, é só refogar a carne junto com a cebola, antes de juntar o tomate.

2- Junte o tomate com um pouquinho de água (ou a que usou para bater no liquidificador) e deixe cozinhando "um tempão", em fogo baixo (pelo menos uns 40 minutos - na medida para duas pessoas).

3- Durante o cozimento, eu tempero apenas com algumas folhas de manjericão ou orégano, um fio de azeite e um pouquinho de pimenta do reino (tem gente que põe azeitona, pimentão, lingüiça toscana...).

4- Quando a água começa a secar, cuidado: espirra bastante, por isso use uma tampa, mas deixe a panela semi-tampada, para não criar muito vapor. Vai jogando mais água até chegar numa "consistência boa". Ou seja: o importante é não sobrar água, mas apenas a "pasta" de tomate amaciado, porque, senão, na hora de comer, o prato fica cheio de água e o tomate fica boiando em cima do macarrão.... Vamos dizer que a aparência da consistência correta é de um purê bem mole (ficam até marcados os furinhos da fervura no tomate).

5- O sal eu aprendi que deve ser colocado só no final, quando já estiver pronto. Quando vc colocar o sal, fatalmente o molho vai azedar. É raro não ocorrer isso. O tomate é muito ácido e o sal acentua a acidez. Bem, se isso acontecer, use o truque de colocar umas pitadas de açúcar, corrigindo depois o sal. Fica até com um gosto mais agradável depois de colocar um pouco de açúcar.

Outro dia eu salguei com tempero pronto (alho e sal) ao invés do sal iodado, e não azedou.  Essa receita de molho de tomate caseiro é do blog Ki Dilicia, com varias outras dicas de culinária para vocês. 



Bom Apetite
Até a Próxima!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Como Fazer Bolinho de Arroz na AirFryer

Quem nunca passou por essa situação: fim de semana, a família cansada do arroz com feijão de todo dia e sem grana para ir ao restaurante ou lanchonete. Começa uma discussão, cada um dá o seu palpite e todo mundo sugere receitas que precisam comprar alguma coisa. Você, irritada, diz "nós não temos grana" e se levanta. Vai até a cozinha, abre a geladeira e vê salsinha, cebola e uma panela com o arroz que sobrou do último jantar e decide misturar tudo isso e salvar a nação. INGREDIENTES 2 xícaras de arroz ½ xícara de farinha de trigo 2 ovos inteiros Salsinha, cebolinha, orégano ou pimenta do reino Recheio que desejar MODO DE PREPARO Misture tudo (inclusive o recheio) numa vasilha. Pegue porções com uma colher e faça bolinhas. Pré-aqueça sua Air Fryer por 3 ou 5 minutos a uma temperatura de 200º, coloque na cesta, programe por 15 minutos. Seus bolinhos ficarão deliciosos. O bolinho de arroz , iguaria indispensável em qualquer botequim que se preze,