Receita Bolo de pão de mel

Receita Bolo de pão de mel
A receita de bolo de pão de mel é da mãe de um amigo, que gentilmente alegrou um de nossos dias de trabalho,  com uma fatia de bolo de pão de mel generosamente recheada de brigadeiro e coberta de chocolate. Lembro-me como se fosse hoje o conforto que aquele doce me proporcionou no meio de 10 horas de trabalho. Dias depois, lá estava a receita de como fazer bolo de pão de mel anotada pra mim. Uma querida! Outro dia,  estávamos passeando no supermercado favorito do bairro e lá vem  minha esposa  me chamar para a degustação da padaria, a parte favorita das compras. Eram quadradinhos de bolo pão de mel, recheados com uma respeitável camada de doce de leite e cobertos com chocolate. 

A apresentação rústica, muito em alta, me conquistou. Um disco de bolo, recheio, bolo e chocolate derretido apenas por cima, sem finalização lateral. Não muito convencional, mas a aparência moderna, revelando os segredos da montagem de um bolo, que me conquistou. To achando essa moda "displicente" muito chique. O bolo inteiro, 15cm no máximo, estava à venda pela (bagatela?) de 40,00. Caramba! Eu faço esse bolo, falei." O dito cujo ficou na cabeça. Fiz esta semana usando a receita do bolo da mãe do nosso amigo como base.


Ingredientes para Bolo de pão de mel


  • 1/2 xícara de conhaque
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite
  • 3/4 xícaras de mel
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher de sobremesa de bicarbonato
  • 1 colher de sobremesa de cravo da índia (moído ou em pó)
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Fazer Bolo de pão de mel


Coloque todos os ingredientes do bolo de pão de mel no liquidificador, começando pelos líquidos, e bata até obter uma massa homogênea. Despeje a mistura em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno, previamente aquecido a 180 graus, por cerca de 30 minutos ou até que o palito saia limpo depois do teste. Uma dica: não deixe assar demais para não ficar seco.

 Eu fiz apenas 1/2 receita e usei uma forma de 20cm de diâmetro. Para a receita inteira, como temos aqui, acho que formas de 26 ou 27cm estão de bom tamanho.


Recheio para bolo de pão de mel



Receita Bolo de pão de mel
- 2 latas de leite condensado cozidas na panela de pressão por 40 minutos ou o seu doce de leite preferido

Cobertura para Bolo pão de mel


- 250 grama de chocolate meio amargo derretido


Montagem do Bolo


Você pode usar um aro pra ajudar na montagem, uma folha de acetato ou o bom e velho jeitinho brasileiro, como foi o meu caso. Forrei uma forma do mesmo tamanho da que assei com papel filme, deixando uma boa sobra para fora para puxar e desinformar depois de pronto.

 
Corte o bolo em dois discos. Comece pelo primeiro disco, cubra com o doce de leite e depois coloque o segundo disco. Por último, despeje o chocolate derretido. Pode levar à geladeira por alguns minutos para ajudar a formar a casquinha de chocolate. Para decorar, coloque o que sobrou da cobertura em um saquinho de confeitar comum ou feito com papel manteiga e faça traços sobre o bolo.

Essa maravilhosa e divina receita de como fazer bolo pão de mel é do lindo Blog Casa de Casado, lá você vai encontrar varias receitas deliciosas.

Bom Apetite
Até A Próxima!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo