Receita de Contra Filé

Receita de Contra Filé

Filé mignon e picanha são e sempre serão os cortes mais nobres de carne. A picanha é a rainha das churrascarias e o filé, presença garantida na alta gastronomia. Mas, apesar da preferência nacional, esses cortes ficaram inviáveis para o dia a dia.
Uma grande opção é o bom e velho contra filé. Localizado no lombo do boi, o corte fica na mesma região do filé mignon, picanha e alcatra. Custando entre 22 a 30 reais o quilo, a carne é suculenta, com uma faixa de gordura e um miolo absolutamente macio.

Os argentinos são apaixonados por contra filé, mas existe uma grande diferença entre o nosso contra filé e o argentino, que é chamado de bife de chorizo. O segredo do sucesso é simples. Quanto menos exercício físico o boi fizer, mais macia será a carne. O Brasil, grande produtor de carne bovina, tem como característica básica pastos com desnível acentuado, ou seja, o boi precisa subir e descer para comer, se exercitando mais. Ao contrário da Argentina, que possui pastos planos, o que facilita a vida do boi e não enrijece a carne.


       


Uma peça de contra filé pode ser dividida de várias formas. Quando compro a peça, retiro o excesso de gordura e divido basicamente em 3 partes. A ponta mais rígida é uma opção para picadinhos de contra filé ou para substituir o mignon no strogonoff. A outra ponta, se cortada em bifes de contar filé bem finos, serve para fazer o já tradicional bife de contra filé acebolado e o miolo, pode ser fatiado em bifes com aproximadamente 2 cm de espessura. O centro é a parte mais macia e suculenta.
O preparo correto é fundamental para a qualidade da carne. No churrasco, use o miolo de contra filé, com a brasa bem quente. Deixe 3 minutos de cada lado e está pronto.

Na noite desta quarta-feira, descongelei duas belas lascas de miolo para fazer o jantar. A carne acompanha arroz, risoto, batatas fritas, ou uma massa. Se a preguiça for grande e o tempo pequeno, um bife com massa é a melhor opção.

É bem simples. Anote e faça a receita de contra filé. Em menos de 30 minutos estará pronto.





Ingredientes


  • 300 gramas de miolo de contrafilé
  • Sal e pimenta do reino
  • 50 gramas de cream cheese
  • 100 gramas de manteiga
  • Azeite
  • 2 litros de água fervente
  • 250 gramas de fusilli ou outra massa de sua preferência


Modo de preparo



Em uma frigideira bem quente, coloque um fio de óleo. Deixe aquecer bem e faça um bife de cada vez.

    
      
Dica da Casa: Não tempere a carne com sal antes de fritar porque pode desidratar o contra filé. Salgue durante o preparo. Para esta carne, uma releitura do contrafilé argentino, usei apenas sal. O tempero é opcional. Carnes com alho, cebola ou alguma erva ficam sensacionais, mas isso é um assunto para nossa próxima conversa.
 

Eu frito por 3 minutos de cada lado, temperando com sal e pimenta durante a fritura. Faça isso com os dois filés.
Para o macarrão, ferva a água com bastante sal. Eu uso uma colher de sopa de sal por litro de água. Também não uso óleo na água. Basta misturar durante alguns segundos que o macarrão não vai grudar.

Quando a massa estiver pronta, escorra a água e mantenha o fogo ligado. Acrescente uma colher de manteiga sem sal e o cream cheese. Volte o macarrão para a panela, misture delicadamente e acrescente pimenta moída na hora.

Na mesma panela que você fritou o contrafilé, coloque uma colher de manteiga sem sal, deixe esquentar e leve os filés para aquecer. Deixe fritar por mais 1 minuto de cada lado e pronto.

Nada substitui a maciez do filé mignon ou o sabor característico da picanha, mas o contrafilé é uma grande opção. Boa para o bolso e muito saborosa. Vale experimentar. Essa maravilhosa receita de contra filé é do blog Casa de Casado, com varias outras receitas de carnes para você fazer.



Bom Apetite
Até a Próxima!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo