Pular para o conteúdo principal

Receita de Contra Filé

Receita de Contra Filé

Filé mignon e picanha são e sempre serão os cortes mais nobres de carne. A picanha é a rainha das churrascarias e o filé, presença garantida na alta gastronomia. Mas, apesar da preferência nacional, esses cortes ficaram inviáveis para o dia a dia.
Uma grande opção é o bom e velho contra filé. Localizado no lombo do boi, o corte fica na mesma região do filé mignon, picanha e alcatra. Custando entre 22 a 30 reais o quilo, a carne é suculenta, com uma faixa de gordura e um miolo absolutamente macio.

Os argentinos são apaixonados por contra filé, mas existe uma grande diferença entre o nosso contra filé e o argentino, que é chamado de bife de chorizo. O segredo do sucesso é simples. Quanto menos exercício físico o boi fizer, mais macia será a carne. O Brasil, grande produtor de carne bovina, tem como característica básica pastos com desnível acentuado, ou seja, o boi precisa subir e descer para comer, se exercitando mais. Ao contrário da Argentina, que possui pastos planos, o que facilita a vida do boi e não enrijece a carne.


       


Uma peça de contra filé pode ser dividida de várias formas. Quando compro a peça, retiro o excesso de gordura e divido basicamente em 3 partes. A ponta mais rígida é uma opção para picadinhos de contra filé ou para substituir o mignon no strogonoff. A outra ponta, se cortada em bifes de contar filé bem finos, serve para fazer o já tradicional bife de contra filé acebolado e o miolo, pode ser fatiado em bifes com aproximadamente 2 cm de espessura. O centro é a parte mais macia e suculenta.
O preparo correto é fundamental para a qualidade da carne. No churrasco, use o miolo de contra filé, com a brasa bem quente. Deixe 3 minutos de cada lado e está pronto.

Na noite desta quarta-feira, descongelei duas belas lascas de miolo para fazer o jantar. A carne acompanha arroz, risoto, batatas fritas, ou uma massa. Se a preguiça for grande e o tempo pequeno, um bife com massa é a melhor opção.

É bem simples. Anote e faça a receita de contra filé. Em menos de 30 minutos estará pronto.





Ingredientes


  • 300 gramas de miolo de contrafilé
  • Sal e pimenta do reino
  • 50 gramas de cream cheese
  • 100 gramas de manteiga
  • Azeite
  • 2 litros de água fervente
  • 250 gramas de fusilli ou outra massa de sua preferência


Modo de preparo



Em uma frigideira bem quente, coloque um fio de óleo. Deixe aquecer bem e faça um bife de cada vez.

    
      
Dica da Casa: Não tempere a carne com sal antes de fritar porque pode desidratar o contra filé. Salgue durante o preparo. Para esta carne, uma releitura do contrafilé argentino, usei apenas sal. O tempero é opcional. Carnes com alho, cebola ou alguma erva ficam sensacionais, mas isso é um assunto para nossa próxima conversa.
 

Eu frito por 3 minutos de cada lado, temperando com sal e pimenta durante a fritura. Faça isso com os dois filés.
Para o macarrão, ferva a água com bastante sal. Eu uso uma colher de sopa de sal por litro de água. Também não uso óleo na água. Basta misturar durante alguns segundos que o macarrão não vai grudar.

Quando a massa estiver pronta, escorra a água e mantenha o fogo ligado. Acrescente uma colher de manteiga sem sal e o cream cheese. Volte o macarrão para a panela, misture delicadamente e acrescente pimenta moída na hora.

Na mesma panela que você fritou o contrafilé, coloque uma colher de manteiga sem sal, deixe esquentar e leve os filés para aquecer. Deixe fritar por mais 1 minuto de cada lado e pronto.

Nada substitui a maciez do filé mignon ou o sabor característico da picanha, mas o contrafilé é uma grande opção. Boa para o bolso e muito saborosa. Vale experimentar. Essa maravilhosa receita de contra filé é do blog Casa de Casado, com varias outras receitas de carnes para você fazer.



Bom Apetite
Até a Próxima!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Como Fazer Bolinho de Arroz na AirFryer

Quem nunca passou por essa situação: fim de semana, a família cansada do arroz com feijão de todo dia e sem grana para ir ao restaurante ou lanchonete. Começa uma discussão, cada um dá o seu palpite e todo mundo sugere receitas que precisam comprar alguma coisa. Você, irritada, diz "nós não temos grana" e se levanta. Vai até a cozinha, abre a geladeira e vê salsinha, cebola e uma panela com o arroz que sobrou do último jantar e decide misturar tudo isso e salvar a nação. INGREDIENTES 2 xícaras de arroz ½ xícara de farinha de trigo 2 ovos inteiros Salsinha, cebolinha, orégano ou pimenta do reino Recheio que desejar MODO DE PREPARO Misture tudo (inclusive o recheio) numa vasilha. Pegue porções com uma colher e faça bolinhas. Pré-aqueça sua Air Fryer por 3 ou 5 minutos a uma temperatura de 200º, coloque na cesta, programe por 15 minutos. Seus bolinhos ficarão deliciosos. O bolinho de arroz , iguaria indispensável em qualquer botequim que se preze,