Pular para o conteúdo principal

Receita de Contra Filé

Receita de Contra Filé

Filé mignon e picanha são e sempre serão os cortes mais nobres de carne. A picanha é a rainha das churrascarias e o filé, presença garantida na alta gastronomia. Mas, apesar da preferência nacional, esses cortes ficaram inviáveis para o dia a dia.
Uma grande opção é o bom e velho contra filé. Localizado no lombo do boi, o corte fica na mesma região do filé mignon, picanha e alcatra. Custando entre 22 a 30 reais o quilo, a carne é suculenta, com uma faixa de gordura e um miolo absolutamente macio.

Os argentinos são apaixonados por contra filé, mas existe uma grande diferença entre o nosso contra filé e o argentino, que é chamado de bife de chorizo. O segredo do sucesso é simples. Quanto menos exercício físico o boi fizer, mais macia será a carne. O Brasil, grande produtor de carne bovina, tem como característica básica pastos com desnível acentuado, ou seja, o boi precisa subir e descer para comer, se exercitando mais. Ao contrário da Argentina, que possui pastos planos, o que facilita a vida do boi e não enrijece a carne.


       


Uma peça de contra filé pode ser dividida de várias formas. Quando compro a peça, retiro o excesso de gordura e divido basicamente em 3 partes. A ponta mais rígida é uma opção para picadinhos de contra filé ou para substituir o mignon no strogonoff. A outra ponta, se cortada em bifes de contar filé bem finos, serve para fazer o já tradicional bife de contra filé acebolado e o miolo, pode ser fatiado em bifes com aproximadamente 2 cm de espessura. O centro é a parte mais macia e suculenta.
O preparo correto é fundamental para a qualidade da carne. No churrasco, use o miolo de contra filé, com a brasa bem quente. Deixe 3 minutos de cada lado e está pronto.

Na noite desta quarta-feira, descongelei duas belas lascas de miolo para fazer o jantar. A carne acompanha arroz, risoto, batatas fritas, ou uma massa. Se a preguiça for grande e o tempo pequeno, um bife com massa é a melhor opção.

É bem simples. Anote e faça a receita de contra filé. Em menos de 30 minutos estará pronto.





Ingredientes


  • 300 gramas de miolo de contrafilé
  • Sal e pimenta do reino
  • 50 gramas de cream cheese
  • 100 gramas de manteiga
  • Azeite
  • 2 litros de água fervente
  • 250 gramas de fusilli ou outra massa de sua preferência


Modo de preparo



Em uma frigideira bem quente, coloque um fio de óleo. Deixe aquecer bem e faça um bife de cada vez.

    
      
Dica da Casa: Não tempere a carne com sal antes de fritar porque pode desidratar o contra filé. Salgue durante o preparo. Para esta carne, uma releitura do contrafilé argentino, usei apenas sal. O tempero é opcional. Carnes com alho, cebola ou alguma erva ficam sensacionais, mas isso é um assunto para nossa próxima conversa.
 

Eu frito por 3 minutos de cada lado, temperando com sal e pimenta durante a fritura. Faça isso com os dois filés.
Para o macarrão, ferva a água com bastante sal. Eu uso uma colher de sopa de sal por litro de água. Também não uso óleo na água. Basta misturar durante alguns segundos que o macarrão não vai grudar.

Quando a massa estiver pronta, escorra a água e mantenha o fogo ligado. Acrescente uma colher de manteiga sem sal e o cream cheese. Volte o macarrão para a panela, misture delicadamente e acrescente pimenta moída na hora.

Na mesma panela que você fritou o contrafilé, coloque uma colher de manteiga sem sal, deixe esquentar e leve os filés para aquecer. Deixe fritar por mais 1 minuto de cada lado e pronto.

Nada substitui a maciez do filé mignon ou o sabor característico da picanha, mas o contrafilé é uma grande opção. Boa para o bolso e muito saborosa. Vale experimentar. Essa maravilhosa receita de contra filé é do blog Casa de Casado, com varias outras receitas de carnes para você fazer.



Bom Apetite
Até a Próxima!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Pirulito de cristal

Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem.

Ingredientes
2 xícaras de Açúcar2/3 xícara de glucose de milho1/4 de copo de água2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferirConfeitosPalitos brancos
Como fazer o Pirulito de cristal. 
Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado.
Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela.
Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dissolvido. Usando um pequeno pincel um…

Dicas para fazer e vender Marmitex

Muitas pessoas entraram em contato pedindo auxílio para começar a vender as Marmitex. Vou ensinar a vocês passo a passo pra você começar a vender Marmitex para ganhar dinheiro.

1°- Divulgação 
Usem sua página do Facebook alertando seus amigos que em breve vocês começarão a vender MARMITEX, estipulem com uma semana de antecedência e pesem carinhosamente que eles ajudem compartilhando suas publicações e como incentivo dos compartilhamentos você poderá sortear uma marmitex no dia inauguração. Panfleto são muito importante para levar nos comércios, bancos, obras de construção, se tem algum amigo comerciante peça gentilmente se pode deixar um pouco nas recepções.

2°- Comprar os ingredientes para a produção da marmitex
Sempre pesquise muito, pois o seu lucro maior vai ser na hora da compra, pois tem muita diferença de um mercado com o outro. Alimentos secos (arroz,feijão,macarrão,óleo,etc) podem ter em estoque pois não estragam, carnes sempre comprem no dia anterior em pequenas porçõe…

Recheios para trufas - Varios sabores

Recheios para trufas- Além de ser gostosa e ter um sabor maravilhoso a trufa esta se tornado uma fonte de renda para muitos brasileiro. Abaixo vou deixa varias receitas para recheios de trufas. Lembrando você que no post anterior eu ensinei como fazer trufas. Agora vamos deixar de conversa e vamos aprender vario sabores de trufas para você vender ou para fazer para sua família.


 Recheio de trufa Chocolate com pimenta
Ingredientes 500g de Cobertura Sabor Chocolate Meio Amargo ou Cobertura em Gotas200 ml de creme de leite100g de geleia de pimenta Modo de Preparo Derreta a Cobertura Meio Amarga em banho-maria ou no micro-ondas da melhor maneira que você acha melhor. Acrescente o creme de leite e a geleia. Misture bem e reserve.Pronto


Recheio de trufa de brigadeiro
Ingredientes1 lata de leite condensado1 caixa de creme de leite3 colheres de sopa de chocolate em pó com 50% de cacau200 g de chocolate meio amargo (ou chocolate ao leite) picadoModo de Preparo: Numa panela, coloque o leite condensado…