Pular para o conteúdo principal

Como fazer Tapioca – Passo a passo



8 (3)
Hidratar o polvilho merece sua atenção. Existem outras formas, mas eu gosto muito dessa que minha mãe me ensinou. E por isso, chamei minha mãe pro vídeo, que usa uma técnica simples, infalível e que sempre dá certo. Quem ensina a fazer a massa é ela!
1
  • 500g de polvilho doce
  • aproximadamente 300 ml de água
  • 1 colher de chá rasa de sal
Porque aproximadamente? Porque cada polvilho é um polvilho. Cada farinha vai se hidratar de uma forma diferente.
2
GOMA
  • Misture o sal na água.
  • Com calma, vá adicionando a água no polvilho aos poucos, misturando com as mãos. Você tem que sentir a massa! Vão se formar várias bolotas de polvilho. Continue misturando, até chegar ao ponto de uma farofa úmida.
  • Faça o teste do aperto: pegue uma porção de massa, aperte: se ela formar uma bola coesa e que não se quebra fácil, esse é o ponto. Se rachar, está muito seca, adicione mais um pouco de água. Se estiver muito úmida, adicione mais polvilho.
  • Cuidado! Muita água pode estragar completamente sua massa. Vai virar uma meleca, muitas vezes sem solução… por isso, o ideal é ir colocando a água aos poucos.
  • Peneire toda a massa e está pronta para ser usada.
12 (2)
Goma peneirada x Goma hidratada
3 (5)
TAPIOCA
  • Eu faço a tapioca peneirando a massa (de novo) na frigideira quente. Minha mãe não peneira e coloca a massa direto na frigideira, arrumando com a colher. De qualquer forma, as duas vão dar certo. Prefiro peneirar de novo, porque acho que ela fica uniforme e mais bonita.
  • Quando você ver que as bordas começaram a levantar (e isso é MUITO rápido, acho que uns 20 segundos?!) você já pode virar a tapioca. Nunca deixe ela muito tempo na frigideira, pois ela ficara seca e quebradiça.
  • Em menos de 1 minuto, sua tapioca já estará pronta. Se quiser passar manteiga ou azeite, esse é o momento.
  • Caso queira recheá-la, coloque o recheio ainda na frigideira, assim que você virar a tapioca. Dessa forma o recheio aquece, e se for um queijinho então… já começa a derreter #babando
7 (4)

6 (5)
3
  • Você pode manter na geladeira por até 1 semana ou congelar por 60 dias.
  • A quantidade de massa vai influenciar na textura da sua tapioca. Quanto mais grossa, mais puxa puxa ela fica. Quanto mais fina, mais crocante. Se você a fizer extremamente fina, o risco dela quebrar é enorme. Normalmente 1 colher de sopa bem cheia dá pra fazer uma tapioca pequena legal.
O modo de preparo você acompanha no vídeo, pois acho que é a melhor forma de explicar!




Fonte:www.caramelosalgado.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirulito de cristal

Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem.

Ingredientes
2 xícaras de Açúcar2/3 xícara de glucose de milho1/4 de copo de água2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferirConfeitosPalitos brancos
Como fazer o Pirulito de cristal. 
Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado.
Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela.
Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dissolvido. Usando um pequeno pincel um…

Dicas para fazer e vender Marmitex

Muitas pessoas entraram em contato pedindo auxílio para começar a vender as Marmitex. Vou ensinar a vocês passo a passo pra você começar a vender Marmitex para ganhar dinheiro.

1°- Divulgação 
Usem sua página do Facebook alertando seus amigos que em breve vocês começarão a vender MARMITEX, estipulem com uma semana de antecedência e pesem carinhosamente que eles ajudem compartilhando suas publicações e como incentivo dos compartilhamentos você poderá sortear uma marmitex no dia inauguração. Panfleto são muito importante para levar nos comércios, bancos, obras de construção, se tem algum amigo comerciante peça gentilmente se pode deixar um pouco nas recepções.

2°- Comprar os ingredientes para a produção da marmitex
Sempre pesquise muito, pois o seu lucro maior vai ser na hora da compra, pois tem muita diferença de um mercado com o outro. Alimentos secos (arroz,feijão,macarrão,óleo,etc) podem ter em estoque pois não estragam, carnes sempre comprem no dia anterior em pequenas porçõe…

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz, panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz. Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!