Um aroma intenso de peixe bem temperado, recém saído do forno |
Características
Categoria | Prato principal |
---|---|
Tempo de preparo | 1 hora e 40 minutos |
Rendimento | 6 porções |
Complexidade | Simples |
Ingredientes
- 600 g. de filé de peixe pescada fresco
- 2 tomates médios/grandes
- 1 pimentão amarelo ou vermelho médio
- 1 cebola média
- 2 limões
- 4 colheres de sopa de azeitonas verdes fatiadas
- 4 ramos de salsinha e 4 ramos de cebolinha
- 4 dentes de alho
- sal a gosto
- pimenta do reino a gosto
- azeite extra virgem
Preparo
Neste preparo, vamos começar temperando e deixando de molho estes belos filés de pescada.
Pique bem a salsinha, esprema os alhos e coloque em um recipiente com
tamanho suficiente para acomodar os filés, nesta ordem: sal em cada
filé, um toque de pimenta do reino, os alhos espremidos, a salsinha
picadinha e por fim o suco dos limões, espremidos. Espalhe bem o tempero
pelos filés e deixe eles ficarem de molho, pegando este gosto.Enquanto os filés adquirem um pouco de sabor, vamos preparando os outros ingredientes para montar a travessa que irá ao forno.
Corte os pimentões, os tomates e as cebolas em rodelas, deixando em recipientes separados. Pique também a cebolinha em pequenas rodelas. Deixe todos estes ingredientes a mão, vamos começar agora a montar a travessa.
Comece forrando o fundo da travessa com azeite extra virgem, aplicando logo em seguida uma camada de rodelas de tomate, uma camada de rodelas de cebola e uma de rodelas de pimentão. Por cima deste forro, coloque os filés de peixe, delicadamente. A esta altura deverão estar com um aroma delicioso, com bastante sabor.
Por cima do peixe, aplique a cebolinha e repita as camadas de tomate, cebola e pimentão, dando uma caprichada nas azeitonas no final. Nossa, que fome!
Agora é só levar no forno pré-aquecido em temperatura média (230 C°) por cerca de 1h-1h e 20 mins. Vá de tempos em tempos verificando se o peixe já está assado e os ingredientes levemente tostadinhos.
Quando estiver no ponto, sirva imediatamente!
Filé de peixe pescada recém saído do forno |
2 Receita de Pescada
Filé de Peixe Crocante
Tempere o peixe com pelo menos 2 horas de antecedência, você pode usar os temperos que mais lhe agradam. Usei apenas suco de limão, sal e pimenta branca moída na hora.Para fazer a crostinha é muito simples. Vou passar a receita da base e depois algumas sugestões para aromatizá-la.
Para fazer a base da crosta você vai precisar de:
- 1 xícara de torrada processada grosseiramente (torrada dessas industrializadas que a gente compra no mercado para comer com requeijão, manja?). O ideal é usar a torrada tradicional, as versões light ou com fibras ficam secas demais. Se você não tiver processador, coloque em um saquinho e bata com um martelo ou rolo de macarrão. Pode ser usado também pão francês amanhecido ralado no ralador grosso ou processado, desde que esteja bem duro e seco, ou ainda torradas feitas com pão francês, mas não pode deixar torrar demais, tire do forno antes de dourar.
- 1/2 colher (café) de sal;
- 4 colheres (sopa) de azeite.
- Esta é a base para a crostinha do peixe (dá para 4 filés grandes). Basta misturar bem. Para aromatizá-la, é só acrescentar os ingredientes da sua preferência, eu usei:
- 1/3 xícara de cheiro verde;
- 1 colher (sopa) de alho granulado;
- raspas da casca de 1 limão.
Feito isso, é só cobrir os filés na parte de cima com a “farofinha” pressionando com as mãos e colocá-los em assadeira bem untada com azeite (eu coloco alumínio e unto por cima dele). Leve os filés ao forno baixo, senão até o peixe chegar no ponto a casquinha queima. Meu forno é fraco, então deixo no 180º. Quando a casquinha estiver bem dourada é só tirar do forno e servir. Huummmm bom demais!!!
Fontes das receitas: www.panelaterapia.com
www.mundogastronomic.com.br
Comentários
Postar um comentário