Pular para o conteúdo principal

Como fazer Bolo de Chocolate

Como fazer Bolo de Chocolate
Minhas primeiras referências de comida estão intimamente ligadas à minha vó. Minha mãe sempre trabalhou fora e eu ficava com a vó e, quase sempre, na cozinha, ajudando ela (atrapalhando). Quem não se lembra dos sabores da infância? Até hoje sinto o cheiro e o gosto da banana amassada com farinha de milho que minha vó me dava nos meus primeiros meses de vida.

Enquanto ela cozinhava, eu ensaiava meu futuro entre tigelas e colheres de pau, utensílios domésticos que se transformavam em brinquedos e me faziam acreditar que eu estava ajudando a vovó nos afazeres da cozinha. Fantasia de criança. 

Os anos passaram e conheci outras delícias da minha rainha quituteira. Brigadeiros, bolo de chocolate, bolinhos de chuva, bolinhos de carne, biscoitinhos de goiabada e panquecas,  fazem parte de minhas melhores lembranças da infância e adolescência. 

Minha vó fazia um bolo de chocolate que era uma tentação, até hoje faço varias receita de bolo de chocolate, para tentar chegar pelo menos perto do sabor que tinha o bolo de chocolate que ela fazia.
Minha vó sempre aparece em casa com um pratinho de bolo de chocolate e de delícias para animar festinhas, aniversários ou o almoço do final de semana. No último domingo, passamos a tarde juntos e fizemos duas receitas dela que eu simplesmente amo. Hoje, vamos  aprender como fazer um bolo de chocolate. A outra receita que falei que é de brigadeiro fica para uma próxima conversa.




Ingredientes para o Bolo de Chocolate



  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento




Modo de fazer bolo de chocolate


 

Essa receita de bolo de chocolate é o mais cremoso e saboroso que já comi na vida e o segredinho é sempre usar produtos de boa qualidade, faz toda diferença.
Na tigela da batedeira, coloque o açúcar e o chocolate em pó peneirados porque costuma ficar umas pelotinhas. Junte os ovos e o óleo, comece a bater em velocidade baixa para evitar sujeira. Depois de misturar bem os ingredientes do bolo de chocolate, aumente a velocidade e bata mais um pouco. Enquanto isso, passe a farinha pela peneira. 

Diminua a velocidade da batedeira e vá adicionando, alternadamente, a água e a farinha e bata até obter uma massa homogênea. Por último, coloque o fermento e apenas misture com o auxílio de um fouet, ou uma colher de pau. Despeje a mistura em uma forma de buraco untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos ou até que o palito saia limpo após o teste.

Em quanto o bolo está no forno assando, vamos fazer uma cobertura de ganache para o bolo de chocolate.



Ingredientes para cobertura do bolo de chocolate



- 100 gramas de chocolate (usei 50 gramas de chocolate belga ao leite e 50 gramas de Hershey's)
- 50 ml de leite integral



Modo de Fazer a cobertura de ganache


Como fazer Bolo de Chocolate
 Derreta o chocolate no micro ondas, parando a cada 30 segundos para não queimar, ou em banho-maria. Junte o leite morno e mexa bem até obter um creme liso. Você pode adicionar uma colher de chá de manteiga para garantir o brilho. E pronto e só colocar a cobertura de ganache em cima do bolo de chocolate e estará prontinho o seu Bolo.

 
Essa cobertura de ganache serve para recheios e coberturas de tortas e recheios de trufas. Faça e logo use em suas coberturas para depois levar a geladeira porque ele pode ficar consistente e dificultar o trabalho. Essa maravilhosa receita de como fazer bolo de chocolate e do lindo blog Casa de Casado, lá você vai encontrar receitas de bolo de chocolate simples de fazer, bolo de cenoura e muito mais. 

Está com dúvida?
Acompanhe o vídeo abaixo e prepare os ingredientes para fazer um delicioso bolo de chocolate!


 
Dicas da vovó: Faça alguns furinhos no bolo com um garfo e despeje a calda. Se quiser, pode enfeitar com granulado, raspas de chocolate ou morangos.

Postagens mais visitadas deste blog

Pirulito de cristal

Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem.

Ingredientes
2 xícaras de Açúcar2/3 xícara de glucose de milho1/4 de copo de água2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferirConfeitosPalitos brancos
Como fazer o Pirulito de cristal. 
Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado.
Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela.
Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dissolvido. Usando um pequeno pincel um…

Dicas para fazer e vender Marmitex

Muitas pessoas entraram em contato pedindo auxílio para começar a vender as Marmitex. Vou ensinar a vocês passo a passo pra você começar a vender Marmitex para ganhar dinheiro.

1°- Divulgação 
Usem sua página do Facebook alertando seus amigos que em breve vocês começarão a vender MARMITEX, estipulem com uma semana de antecedência e pesem carinhosamente que eles ajudem compartilhando suas publicações e como incentivo dos compartilhamentos você poderá sortear uma marmitex no dia inauguração. Panfleto são muito importante para levar nos comércios, bancos, obras de construção, se tem algum amigo comerciante peça gentilmente se pode deixar um pouco nas recepções.

2°- Comprar os ingredientes para a produção da marmitex
Sempre pesquise muito, pois o seu lucro maior vai ser na hora da compra, pois tem muita diferença de um mercado com o outro. Alimentos secos (arroz,feijão,macarrão,óleo,etc) podem ter em estoque pois não estragam, carnes sempre comprem no dia anterior em pequenas porçõe…

Recheios para trufas - Varios sabores

Recheios para trufas- Além de ser gostosa e ter um sabor maravilhoso a trufa esta se tornado uma fonte de renda para muitos brasileiro. Abaixo vou deixa varias receitas para recheios de trufas. Lembrando você que no post anterior eu ensinei como fazer trufas. Agora vamos deixar de conversa e vamos aprender vario sabores de trufas para você vender ou para fazer para sua família.


 Recheio de trufa Chocolate com pimenta
Ingredientes 500g de Cobertura Sabor Chocolate Meio Amargo ou Cobertura em Gotas200 ml de creme de leite100g de geleia de pimenta Modo de Preparo Derreta a Cobertura Meio Amarga em banho-maria ou no micro-ondas da melhor maneira que você acha melhor. Acrescente o creme de leite e a geleia. Misture bem e reserve.Pronto


Recheio de trufa de brigadeiro
Ingredientes1 lata de leite condensado1 caixa de creme de leite3 colheres de sopa de chocolate em pó com 50% de cacau200 g de chocolate meio amargo (ou chocolate ao leite) picadoModo de Preparo: Numa panela, coloque o leite condensado…