Pular para o conteúdo principal

Receita de Bolinho de queijo

Um dia estava em casa sem ideia do que poderia cozinhar de janta para a família, a única coisa que eu sabia é que queria algo diferente, gostoso e rápido (como sempre né?). Então visitando meus livros e blogs favoritos de receitas, achei essa receita bem interessante da Joy the Baker. Dei uma modificada básica na receita de bolino de queijo assado original para adaptar para o meu gosto, por exemplo, não sou muito fã de queijo azul que ela usa nessa receita, e substitui por mozzarella e parmesão (apesar que eu vou sugerir que vocês façam com queijo provolone pois tem um sabor mais forte e fica XUXU!). E adicionei um pouco mais de tempero ao bolinho de queijo.


Olhando pelas fotos e a lista grande de ingredientes vocês vão achar que é super  complicado, mas prometo que é fácil. Não leva tanto tempo e fica uma delicia! Vai seguindo a receita enquanto tiver cozinhando que você vai terminar se vendo com um jantar gostoso e diferente.

 

Ingredientes para bolinho de queijo


 
  • 2 xícaras de farinha de trigo (mais um pouco para trabalhar com a massa do bolinho)
  • 2 colheres de sopa de fermento
  • uma pitada de açúcar
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 1/2 pimenta do reino
  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal (precisa estar gelada e cortada em cubinhos)
  • 2 xícaras de queijo provolone ralado (nas fotos eu utilizei mozzarella e parmesão, porém, mais tarde fiz uma versão com provolone que ficou melhor)
  • 2/3 copo de leite gelado
  • Queijo parmesão ralado para enfeitar os bolinhos

Ingredientes do tomatinho:

 
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • Óleo de oliva
  • 2 cebolas grandes picadas em rodelas
  • 3 cabeças de alho espremido
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
  • 600g de tomate cereja
  • Um punhado de manjericão seco (ou fresco se você tiver)
  • Um punhado de orégano
  • 1/2 pimenta dedo de moça sem semente e picado bem miudinho
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Modo de preparo:


Em uma tigela média misture a farinha, fermento, uma pitada de açúcar e sal. Adicione os cubinhos de manteiga e, com as mãos, pressione os cubinhos misturando-os com os ingredientes secos. Nesse estágio a manteiga vai parecer com pequenos flocos, não se preocupe se eles não se encorparem em toda a mistura seca. Adicione o queijo ralado (provolone e/ou mozzarella e/ou parmesão) e pimenta do reino e misture tudo novamente.
   

Faça um pequeno buraco no meio da sua mistura e adicione o leite gelado. Com um garfo misture tudo até obter uma massa mais consistente e pegajosa. Agora você vai preparar uma parte da sua pia/mesa para trabalhar esses bolinhos. Em uma área limpa e lisa, adicione um pouco de farinha para a massa não grudar e coloque a massa grudenta sobre, cubra de farinha até que ela perca esse aspecto grudento.
 

Fazendo um grande montinho de massa, envolva-a em plástico filme e coloque-a em uma tigela na geladeira, pois agora vamos focar nos tomatinhos e enquanto isso deixamos a massa descansando.


  

Em frigideira grande, derreta uma colher de manteiga com um fio de óleo de oliva em fogo médio. Adicione logo em seguida a cebola picada, sal e pimenta do reino. Misture de vez em quando para não queimar, quando perceber q a cebola esta começando a dourar (isso vai levar por volta de 10 minutos dependendo do seu fogão), adicione o alho amassado. Cozinhe por mais 1 minuto mais ou menos e adicione o vinagre balsâmico. Cozinhe a cebola só até perceber que ela está bem caramelizada com o vinagre e desligue o fogo.
  Preaqueça o forno em temperatura média.

   


Em uma tigela grande, adicione os tomatinhos (eu cheguei a picar pois não tinha muitos, mas não tem necessidade, se quiser deixe-os inteiros) mais o manjericão, o orégano, a pimenta dedo de moça, sal e pimenta do reino. Acrescente também a cebola caramelizada e misture tudo muito bem.


Em uma assadeira pequena, coloque a mistura de tomatinho com cebola e coloque para assar por volta de 10-15 minutos, enquanto voltamos a trabalhar com o bolinho de queijo.

Retire a massa da geladeira e volte com ela na sua "área de trabalho de padeiro". Cubra de farinha novamente só para garantir que ela não grude e com as mãos ou um rolo, estique a massa até obter quase que uma pizza. Eu usei um copo grande que tenho pra fazer o formato dos meus bolinhos de queijo, o que me resultou em 8 discos. Para a receita nós vamos usar só 4, os que sobrarem você pode congelar na geladeira que eles ficam ótimos por semanas.

  
Terminando de fazer o formato dos seus bolinhos de queijo, retire o tomatinho que estava assando no forno e adicione 4 discos de bolinho sobre a mistura. Em uma tigelinha, coloque um pouco de leite e pincele os bolinhos, isso vai fazer eles dourarem mais. Para enfeitar adicione um pouco de queijo ralado no topo e um pouco de pimenta do reino e sal.
 


Leve a forma com os tomatinhos e os bolinhos de volta para o forno e asse por mais 20 minutos ou até perceber que os bolinhos de queijo já douraram e o tomatinho está borbulhando.


Voilá! Receita de Bolinho de queijo para seu jantar é do lindo blog Cozinha Luisa.

Bom Apetite
Até a Próxima!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Pirulito de cristal

Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem.

Ingredientes
2 xícaras de Açúcar2/3 xícara de glucose de milho1/4 de copo de água2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferirConfeitosPalitos brancos
Como fazer o Pirulito de cristal. 
Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado.
Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela.
Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dissolvido. Usando um pequeno pincel um…

Dicas para fazer e vender Marmitex

Muitas pessoas entraram em contato pedindo auxílio para começar a vender as Marmitex. Vou ensinar a vocês passo a passo pra você começar a vender Marmitex para ganhar dinheiro.

1°- Divulgação 
Usem sua página do Facebook alertando seus amigos que em breve vocês começarão a vender MARMITEX, estipulem com uma semana de antecedência e pesem carinhosamente que eles ajudem compartilhando suas publicações e como incentivo dos compartilhamentos você poderá sortear uma marmitex no dia inauguração. Panfleto são muito importante para levar nos comércios, bancos, obras de construção, se tem algum amigo comerciante peça gentilmente se pode deixar um pouco nas recepções.

2°- Comprar os ingredientes para a produção da marmitex
Sempre pesquise muito, pois o seu lucro maior vai ser na hora da compra, pois tem muita diferença de um mercado com o outro. Alimentos secos (arroz,feijão,macarrão,óleo,etc) podem ter em estoque pois não estragam, carnes sempre comprem no dia anterior em pequenas porçõe…

Recheios para trufas - Varios sabores

Recheios para trufas- Além de ser gostosa e ter um sabor maravilhoso a trufa esta se tornado uma fonte de renda para muitos brasileiro. Abaixo vou deixa varias receitas para recheios de trufas. Lembrando você que no post anterior eu ensinei como fazer trufas. Agora vamos deixar de conversa e vamos aprender vario sabores de trufas para você vender ou para fazer para sua família.


 Recheio de trufa Chocolate com pimenta
Ingredientes 500g de Cobertura Sabor Chocolate Meio Amargo ou Cobertura em Gotas200 ml de creme de leite100g de geleia de pimenta Modo de Preparo Derreta a Cobertura Meio Amarga em banho-maria ou no micro-ondas da melhor maneira que você acha melhor. Acrescente o creme de leite e a geleia. Misture bem e reserve.Pronto


Recheio de trufa de brigadeiro
Ingredientes1 lata de leite condensado1 caixa de creme de leite3 colheres de sopa de chocolate em pó com 50% de cacau200 g de chocolate meio amargo (ou chocolate ao leite) picadoModo de Preparo: Numa panela, coloque o leite condensado…