Pular para o conteúdo principal

Como cozinhar e temperar Feijão

 temperar o feijão
Atire a primeira pedra quem nunca sentiu aquela vontade incontrolável de comer  arroz com feijão. Um casamento simples, fácil e feliz. A dupla é obrigatória no prato de quase todo brasileiro. E quem não gosta? Eu adoro. A minha esposa não gostava muito até o dia em que provou o meu feijão temperado do jeito mineiro. Cada um tem sua receita e o seu segredinho para fazer e temperar o feijão

O meu surgiu naturalmente e por persistência para buscar o mesmo gosto e tempero do feijão que a minha mãe faz. Uma inspiração de como fazer feijão no preparo da minha mãe, e um toque pessoal e pronto. Sou fã de cebola, alho, louro, sal e pimenta para temperar o feijão

Mais tem pessoas que gostam de usa sazon ou caldo de galinha para tempera feijão . Que graça tem fazer comida e não sentir o cheirinho do refogado de cebola e alho tomando conta da casa? Gosto de fazer feijão com linguiça e bacon pra acentuar o sabor e, depois da pressão, deixar o preparo apurando com o tempero até ficar bem suculento, com caldo grossinho. Delícia. Se vocês perderam a receita de como fazer uma feijoada vou deixa disponível aqui para vocês.
 



Ingredientes de Como fazer Feijão


  • 2 xícaras de feijão
  • 1 litro e 1/2 de água
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 4 folhas de louro
  • 1 linguiça calabresa cortada grosseiramente
  • 1 pedaço de bacon
  • Sal a gosto


Modo de preparo do Feijão

 

Como cozinhar feijão
Escolha o feijão - Derrame em cima de uma mesa e vá separando as pedrinhas e feijões estragados. Lave o feijão escolhido por umas três vezes: lava, escorre, lava, escorre, lava escorre e assim vai...
Encha a panela de pressão com 2,5 L de água e acrescente o feijão. Observe se não ultrapassou o limite indicado na panela. Se tiver passado, tire água até ficar na altura da linha.


 temperar feijão
Na panela de pressão, coloque o feijão, calabresa, bacon, louro e água. Leve ao fogo e deixe cozinhe por 50 minutos a partir do momento em que a panela começar a fazer aquele típico barulhinho, soltando vapor. Quando o feijão  acabar de cozinhar, deixe sair a pressão da panela antes de abrir e verifique se o grão de feijão está macio. 

Depois de cozido, você pode escolher se vai temperar todo feijão de uma vez ou não. Se for congelar o feijão, aconselho temperar quando for descongelar. Na hora de descongelar, tire a vasilha do freezer 1 hora antes e refogue o feijão em fogo alto, coloque óleo e o tempero antes de colocar o feijão na panela.

Agora vamos temperar o feijão! Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho e junte ao feijão acrescente o sal, cuidado para não deixar o feijão salgado, o bacon e a calabresa são salgados. Com a panela aberta, deixe ferver para apurar o sabor do feijão e engrossar o caldo.
Eu adoro um feijão bem suculento, com caldo grosso, mas se você preferir mais ralo não deixe ferver por tanto tempo depois de temperar com a cebola e o alho.  

Ontem foi dia de feijão aqui em casa. Para acompanhar, arroz branco e bisteca com limão, tema de nossa próxima conversa. Essa maravilhosa receita de como fazer feijão é do blog Casa de casado excelente blog com varias dicas e receitas de arroz, farofa e sobremesas para acompanha o seu feijão.



Bom Apetite
Até a Próxima!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos de arroz para colorir

Que criança que não gosta de ficar colorindo, separei uns desenhos de arroz , panela de arroz e de um homem no campo colhendo arroz . Para seu filho ficar colorindo o Dia todo. Mãos no lápis!

Pirulito de cristal

     Olhem que lindo e diferente Pirulito de cristal encontrei essa receita em um site mais não lembro em qual. A receita de Pirulito de cristal tava salva no bloco de notas mais enfim, uma ótima opção para fazer em aniversario ou festinhas de criança além de ser bonito Pirulito de cristal é muito gostoso. Abaixo esta a receita para vocês fazerem. Ingredientes 2 xícaras de Açúcar 2/3 xícara de glucose de milho 1/4 de copo de água 2 colheres de chá de sabor, como o extrato de hortelã, tutti fruti, de baunilha ou o que preferir Confeitos Palitos brancos Como fazer o Pirulito de cristal.  Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga ou tapete de silicone. Encha uma tigela grande com gelo e água. Deixe de lado. Misture o açúcar, glucose de milho e 1/4 de copo de água em uma panela pequena em fogo médio. Fixe um termômetro de doces no interior da panela. Aumente o fogo para médio-alto para levar a mistura ao fogo até ferver, mexendo até que o açúcar tenha dis

Tamanho correto das Formas

 Boa noite! Hoje vamos aprender qual o tamanho correto das formas pequena , media e grande . Sabe aquelas medidas que as receitas costumam pedir no final e você acaba chutando porque não sabe as medidas das formas corretas ? Por exemplo quando a receita pedi, coloque em uma forma retangular media , ou então coloque em uma forma pequena de furo no meio . Coloque em uma forma grande quadrada etc.Vamos aprender todas as medidas de formas , para você não ficar mais, chutando as medidas das formas . Fôrmas retangulares Pequena – 30cm x 22cm Média – 35cm x 25cm Grande – 40cm x 28cm Fôrmas redondas Pequena – 22cm de diâmetro Média – 26cm de diâmetro Grande – 30cm de diâmetro Fôrmas de buraco no meio Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrma de aro removível Pequena – 20cm de diâmetro Média – 22cm de diâmetro Grande – 24cm de diâmetro Fôrmas para pão ou bolo inglês Pequena – 23cm x 10cm x 7cm Méd